Tiny - Módulo de Vendas - CRM

O módulo de CRM (Customer Relationship Management) permite a gestão do relacionamento com os clientes.

Através do CRM é possível acompanhar um assunto ou negociação com um cliente, desde o início até a sua conclusão, inserindo ações e até mesmo lançando propostas comerciais para seus contatos.

Esta ferramenta permite a sua empresa uma visão global e, ao mesmo tempo, analítica do contato com o seu cliente, fortalecendo e estreitando os laços com o mesmo, facilitando novas negociações.

Passo a passo

Passos para inserir um assunto no CRM

  1. Acesse Menu → Vendas → CRM → Incluir assunto.

    Um assunto pode ser qualquer coisa que se deseje acompanhar o andamento. Ex: a venda de um produto, uma demonstração de produto, um problema, etc.

  2. Após, é aberta a tela de Inclusão do assunto , onde você pode definir em qual estágio do CRM o mesmo se encontra. Lembrando que, poderá ser feito um cadastro rápido de cliente neste momento, se assim desejar.

  3. Após Salvar o assunto, é exibida uma tela para inclusão da ação efetuada com o cliente. Neste local, é possível registrar uma proposta, criar um pedido de venda, enviar e-mail, enviar mensagem por WhatsApp, incluir anotações referentes ao andamento do CRM, adicionar marcadores ao assunto e até mesmo editar o assunto caso haja a necessidade.

    As ações nos assuntos são quem determinam o que deve ser feito a respeito daquele assunto e quando. Ex: ligar para o cliente, mandar uma proposta, etc.

  4. Pode-se Acompanhar o andamento dos assuntos na Visão funil e Arrastar os assuntos de um estágio para o outro até a finalização do assunto (Encerrado).

Atenção!

O relatório de CRM, é baseado nas ações realizadas e não pelos assuntos inclusos.

Informações relacionadas

Como configurar o CRM

  1. Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do CRM.

  2. No campo Nº de dias para indicar que o crm está sem interação , informe a quantidade de dias que será considerada para cálculo de assuntos que estão sem interação em determinado período.

Realizar configuração dos estágios de CRM

  1. Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos estágios no funil do CRM.

  2. A seguir visualizará os estágios já definidos, clique sobre o nome do estágio que deseja alterar.

    Sendo possível alterar a Ordem do estágio , Descrição do estágio e por fim, clique em Salvar.

    Atenção!

    Dez (10) , é o número máximo de estágios no funil do CRM.

Configurar marcadores no CRM

  1. Crie os marcadores em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Marcadores no CRM.

  2. Na tela a seguir, clique em Incluir marcador.

  3. Para adicionar ou remover o marcador em sua nota, acesse Menu → Vendas → CRM → Selecione uma ou mais notas mais ações → Alterar marcadores.

    Observação:

    Selecionando apenas um cliente, a edição de marcadores pode ser acessada em Menu de contexto (...) → marcadores.
  4. Clique em Incluir ou Excluir.

  5. Informe os marcadores.

  6. Clique em Confirmar.

  7. Os Filtros que se encontram na tela principal do CRM, auxiliam de maneira fácil e rápida a buscar por assuntos do CRM, de acordo com suas marcações.

  8. Caso seja necessário Excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Marcadores no CRM.

  9. Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.

Como editar um assunto de CRM

  1. Acesse Menu → Vendas → CRM → Clique no menu de contexto ao lado de um assunto de CRM já incluso e selecione Editar assunto.

  2. É possível alterar o tipo do cliente, definindo, dessa forma, em que estágio o mesmo se encontra. Para tanto, este poderá ser alterado clicando sobre o botão azul ao lado de um assunto de CRM já incluso e após isso, alterar status do contato.

  3. Diretamente no CRM ao acessar o assunto e clicar no Menu de contexto , ao lado botão Incluir ação  haverá a opção Editar assunto.

Excluir um assunto de CRM

  1. Acesse Menu → Vendas → CRM → Clique no menu de contexto ao lado de um assunto de CRM já incluso e selecione Excluir assunto.

  2. Há uma outra maneira de exclusão de assuntos de CRM, que permite a exclusão em massa de registros. Esta poderá ser encontrada ao Selecionar os assuntos e após, clicar em Excluir assuntos.

    Atenção!

    Lembrando que os assuntos após Excluídos , não podem ser restaurados.

Como alterar a visualização dos assuntos do CRM

  1. Acesse Menu → Vendas → CRM → Acesse o filtro Tipo de visualização e escolha umas da opções: Listas de assuntos ou Funil de assuntos.

    Observação:

    Lembramos que ao trabalhar com a visualização em funil, é possível arrastar os assuntos conforme o estágio de negociação em que se encontram.
  2. Outra maneira de Alterar o estágio da negociação , é clicando sobre o assunto e alterando conforme desejar para Prospecção, Contato realizado, Proposta apresentada, Negociação e Encerrado. Após isso, clique no botão Fechar.

Para incluir uma ação em um assunto de CRM

Acesse Menu → Vendas → CRM → Clique sobre um dos assuntos → Incluir ação. Após, preencha o campo Ações.

Visualizar histórico geral de todos os atos vinculados a um assunto

Acesse o Assunto ou Negociação já cadastrado.

  • Linha do tempo : são exibidas as ações, propostas, e-mails e anotações.
  • Vendas : são listados os pedidos, notas fiscais e outras propostas comerciais do cliente.
  • Financeiro : visualiza-se todas as contas em aberto para o cliente vinculado ao assunto.
  • Serviço : listam-se todas as notas de serviço e ordens de serviço vinculadas ao cliente.

Como arquivar um assunto

  1. Acesse Menu → Vendas → CRM → Marque o(s) assunto(s) → Arquivar assuntos.

  2. Para filtrar somente pelos assuntos arquivados, utilize a opção de Filtro , acessando a aba Arquivados.

 

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