Melhor Envio - Instabilidade no sistema da transportadora. Como isso me afeta?
Neste momento o Melhor Envio possui 6 transportadoras parceiras.
O desempenho saudável da integração entre essas transportadoras e a nossa plataforma depende do bom funcionamento do sistema operacional de ambas as partes.
Sendo assim, quando há ocorrências de instabilidade sistêmica a cotação e geração de etiquetas de frete pela nossa plataforma pode ser prejudicada.
Como uma instabilidade no sistema da transportadora pode me afetar?
Quando o sistema operacional de uma de nossas transportadoras parceiras está instável os seguintes procedimentos são afetados:
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Impressão de etiqueta de envio,
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Postagem da etiqueta de envio no balcão da transportadora,
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Conferência de medidas do envio,
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Rastreio da carga.
Esses procedimentos devem retornar ao normal tão logo o sistema da transportadora voltar a normalidade.
Por que não consigo imprimir minha etiqueta quando o sistema da transportadora está instável?
O momento da impressão da etiqueta de frete é o momento no qual o Melhor Envio notifica sistemicamente a transportadora de que um frete foi gerado.
Se o sistema operacional da transportadora não está funcionando regularmente o sistema do Melhor Envio se vê impedido de concluir a geração do frete, pois não possui os meios necessários para formalizar a emissão da etiqueta de envio.
O que o Melhor Envio faz quando o sistema da transportadora fica instável?
Tão logo é identificada a instabilidade a nossa plataforma inicia o monitoramento em tempo real da situação.
Notificamos a transportadora que está apresentando problemas logo após o primeiro sinal de instabilidade.
A partir desta notificação nos mantemos em constante contato com a transportadora cobrando posicionamento e previsão de retorno.
Como vou saber quando imprimir minha etiqueta?
O Melhor Envio divulga a recuperação da estabilidade sistêmica tão logo ela aconteça por meio dos nossos canais digitais: e-mail, chat na plataforma, pop up e redes sociais.
Caso o seu envio tenha urgência sugerimos que, em casos de problemas de instabilidade, efetue a geração da etiqueta de frete por meio de outra transportadora parceira da nossa plataforma.
A impressão estava instável e agora está desativada. O Melhor Envio desativou a impressão?
Sim. O cenário de desativação da opção de impressão de etiquetas de frete dentro da nossa plataforma pode ocorrer, apesar de ser algo raro.
Isso só é feito quando o sistema operacional da transportadora apresenta tamanha instabilidade que a taxa de erro se torna elevada demais.
Nesses casos, nossa equipe técnica pode desabilitar as impressões até que a API (Application Programming Interface) da transportadora esteja estável novamente.
Isso é feito para preservar a estabilidade da nossa plataforma e não prejudicar o acesso dos usuários, de modo que possam seguir cotando e gerando os seus envios com as demais transportadoras parceiras.
Esse é um problema que pode acontecer exclusivamente para fretes intermediados pelo Melhor Envio?
Não.
A instabilidade nos sistemas operacionais das transportadoras pode afetar envios feitos diretamente no balcão da empresa também.
Existe diferença entre uma instabilidade de sistema e o sistema estar off-line?
Sim.
Quando ocorre uma instabilidade no sistema da transportadora temos a performance parcial das funcionalidades. Isso significa que o sistema está em operação, mas apresentando quedas em determinados momentos.
Nestes casos, como solução paliativa, é possível aguardar 10 minutos e tentar o procedimento novamente.
Em contrapartida, quando o sistema da transportadora está off-line temos uma suspensão plena das funcionalidades. Isso significa que o sistema teve uma desconexão total de comunicação com o sistema operacional da nossa plataforma.
Nestes casos, infelizmente, é necessário aguardar a correção do problema.