Tiny - Módulo de Vendas - Expedição
O módulo de expedição permite gerenciar os pedidos e notas fiscais para envio através de transportadora e Correios.
O novo formato da expedição permite visualizar de forma fácil o conteúdo da PLP para os Correios ou coleta para Transportadora, pois trabalha em forma de agrupamento das vendas, ou seja, cada expedição contém um agrupamento de pedidos e notas que formam uma PLP ou coleta.
Através de alguns serviços, é possível orçar preços e prazos online para optar pela melhor forma de envio. Além disso, você poderá também definir qual o tipo de embalagem será utilizado.
Saiba mais sobre o módulo de expedição no Tiny
Passo a passo
Adicionar a extensão expedição
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Para iniciar o uso do módulo de expedição, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.
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Na seção Vendas , clique sobre a extensão Expedição.
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Clique em Instalar e após Confirme a instalação.
Como trabalhar com a expedição
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Ao acessar o módulo Expedição, as expedições cadastradas aparecerem nas abas Todas, Pendentes, Concluídas.
As opções de Filtros podem ser utilizadas para visualizar as expedições por Agrupamentos ou Pedidos , buscar as expedições pela forma de envio (Todas, Correios, Transportadoras, Mercado Envios, Americanas Entregas, Total Express, Jadlog ou Olist) ou pelo mês que elas foram cadastradas.
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A coluna Número , refere-se ao número da expedição, gerado sequencialmente pelo sistema. A Data Emissão , refere-se a data de cadastro da expedição. Na aba Todos, a Forma de Envio indica qual o tipo de envio que a expedição foi ou será submetida. O Número de Objetos , é a quantidade de itens que está relacionada na expedição. O Peso Bruto , é peso total da expedição e Situação , representa a situação da expedição gerada.
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Modos de visualização
É possível visualizar as vendas na expedição em dois formatos: Visão por agrupamento e Visão por pedidos.
Agrupamentos
A visão por agrupamentos tem o objetivo de mostrar as PLPs e Coletas geradas.
Pedidos
A Visão por pedidos é um formato desmembrado da visão por agrupamentos, ou seja, são mostrados os Objetos (pedidos e/ou notas) de forma individual na listagem.
Na Visão de pedidos é possível selecionar um Lote de registros e Marcá-los como entregues no e-commerce.
Além disso, ao clicar em Mais ações encontram-se as opções para: Enviar código de rastreio ao e-commerce, Enviar código de rastreio por e-mail, Marcar como entregue, Marcar como enviado no Tiny e Imprimir DANFEs.
Incluir uma expedição
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Acesse Menu → Vendas → Expedição → Incluir expedição.
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Defina a forma de envio conforme as formas cadastradas em sua conta.
Atenção!
Ao marcar a opção Incluir pedidos e notas sem forma de envio , serão listados na expedição todos os pedidos e notas que estão marcados como Sim no campo Enviar para expedição e que não possuem uma forma de envio definida na venda. -
Abaixo, na seção Pedidos da expedição , selecione a opção Pedidos disponíveis para listar os pedidos que ainda não estão vinculados a nenhuma expedição ou opte por buscar os Pedidos específicos através do seu número ou chave de acesso vinculada.
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Agora, são listados os pedidos e notas a serem incluídos na expedição, conforme a opção que selecionou no passo anterior.
As vendas sinalizadas pelo marcador Amarelo ou Vermelho indicam que existem dados Incompletos ou Incorretos , impossibilitando a geração da PLP. Para editar os dados da venda, clique sobre a mesma e após, clique em Editar.
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Na tela a seguir, são exibidos os campos que devem ser preenchidos ou corrigidos. Após realizar as devidas correções, clique em Salvar.
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Agora, Selecione as vendas e clique em Salvar.
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Com a expedição salva, é possível Concluir a expedição e Imprimir as etiquetas dos correios para àquelas que serão despachadas via Correios. Caso seja necessário realizar alguma alteração na expedição ou mesmo nas vendas antes de concluir a expedição, clique sobre o objeto e após, no botão Editar.
Incluindo uma expedição com envio aos Correios
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No Filtro selecione a forma de envio Correios → Incluir expedição.
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Abaixo, na seção Pedidos da expedição , selecione a opção Pedidos disponíveis para listar os pedidos que ainda não estão vinculados a nenhuma expedição ou opte por buscar os Pedidos específicos através do seu número ou chave de acesso vinculada.
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Se as suas vendas não possuírem a forma de frete definida (PAC, Sedex, e-Sedex, etc) basta definir neste momento, Selecione-as → Clique em Ações e acesse a opção Definir forma de frete.
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Selecione a forma de frete desejada e confirme clicando em Definir forma de frete.
Atenção!
Caso desejar modificar a forma de frete de vendas que já estavam definidas, basta marcar a opção Aplicar esta forma de frete à todas encomendas , e isso fará com que todas as vendas selecionadas recebam a mesma forma de frete. -
Agora, é necessário salvar a expedição com os objetos que estão selecionados. Para isso, clique em Salvar.
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Pronto, sua expedição está gerada! No cabeçalho é exibida a Forma de envio e o número sequencial da Expedição.
Na área de Objetos da expedição , são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento. A quantidade de Pedidos e Notas, Peso e Objetos da expedição.
Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar sobre o objeto e após, no botão Editar. Saiba mais sobre a edição.
Observação:
O número da PLP só será obtido após Gerar PLP. -
Agora, para gerar a sua PLP de envio ao Correios , clique em Gerar PLP.
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Com sua PLP concluída , são exibidos os dados da Postagem e os Objetos presentes na PLP.
Abaixo, encontram-se as Ações , possíveis com estes dados gerados, sendo elas: Imprimir PLP, Imprimir Etiquetas dos Correios, Enviar código de rastreio por e-mail e Enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação:
A ordenação para impressão das etiquetas segue em ordem crescente, primeiro pelas notas fiscais e em seguida pelos pedidos de venda.
Incluindo uma expedição com envio para Transportadora
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No Filtro selecione a forma de envio Transportadora → Incluir expedição.
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Abaixo, na seção Pedidos da expedição , selecione a opção Pedidos disponíveis para listar os pedidos que ainda não estão vinculados a nenhuma expedição ou opte por buscar os Pedidos específicos através do seu número ou chave de acesso vinculada.
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Se as suas vendas não possuírem transportador definido, basta definir neste momento, Selecione-as → Clique em Ações e acesse a opção Definir forma de frete.
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Selecione a transportadora desejada e confirme clicando em Definir transportadora.
Atenção!
Caso desejar modificar o transportador das venda já definidas, basta marcar a opção Aplicar esta transportadora à todas as encomendas e isso fará com que todas as vendas selecionadas recebam o mesmo transportador. -
Agora, é necessário salvar a expedição com os objetos que estão selecionados. Para isso, clique em Salvar.
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Pronto, sua expedição está gerada! No cabeçalho é exibida a Forma de envio , a Transportadora definida, o número sequencial da Expedição.
Na área de Objetos da expedição , são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento, a Quantidade de Pedidos e Notas, Peso e Objetos da expedição. Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar sobre o objeto desejado e após, no botão Editar.
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Agora com expedição já gerada, na mesma tela, é possível Concluir expedição , Imprimir coleta e Imprimir etiquetas de transportadora.
Observação:
- A ordenação para impressão das etiquetas e ordens de coleta segue em ordem crescente, primeiro pelas notas fiscais e em seguida pelos pedidos de venda.
- A impressão da ordem de coleta também pode ser realizada através das formas de envio de integradores. Saiba mais na ajuda Imprimir ordem de coleta.
Exemplo impressão etiqueta transportadora:
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Para enviar o XML das notas para a transportadora, acesse o menu Mais ações ao lado do botão Imprimir Coleta e clique em Enviar XML das notas para transportadora.
Atenção!
Para o envio do XML ocorrer sucesso é necessário que as Notas Fiscais das vendas estejam autorizadas no SEFAZ.
Incluindo uma expedição com envio para o Mercado Envios
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Observação:
O serviço do Mercado Envios está disponibilizado para clientes que possuem integração com Mercado Livre, Mercado Shops, Americanas Marketplace, AnyMarket, Tray (REST), Tray Corp e Plugg.To. Ao importar os pedidos do e-commerce, será possível gerenciar na Expedição as vendas que pertencem ao Mercado Envios. -
Agora, acesse o módulo de expedição, no filtro selecione a forma de envio Mercado Envios → Incluir expedição.
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Serão exibidas somente as vendas importadas do e-commerce e que foram enviadas para expedição.
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Agora, é necessário salvar a expedição com os objetos que estão selecionados. Para isso, clique em Salvar.
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Após isso, para gerar as etiquetas do Mercado Envios, clique em Imprimir etiquetas Mercado Envios.
Observações:
- A ordenação para impressão das etiquetas segue em ordem crescente, primeiro pelas notas fiscais e em seguida pelos pedidos de venda.
- A escolha do modo de impressão ZPL ou PDF é feita diretamente no Mercado Livre. Para configurar no Mercado Livre você deve acessar Vendas → Preferência de vendas , na seção Mercado Envios escolha para o Método de impressão de etiquetas o modelo desejado.
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Pronto, sua expedição está gerada. No cabeçalho é exibida a Forma de envio e o número sequencial da Expedição.
Na área de Objetos da expedição , são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento, a Quantidade de Pedidos e Notas, Peso e Objetos da expedição. Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar sobre o objeto desejado e após, no botão Editar.
Observação:
O agrupamento da expedição é concluído automaticamente ao realizar a impressão das etiquetas. Caso você realize a impressão diretamente na plataforma, clique na opção Marcar como concluída no Tiny para que a mesma não fique pendente em sua conta.Editando vendas na expedição
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Primeiramente acesse a expedição desejada, na aba Pendentes e utilizando a opção de Filtro para selecionar a forma de envio.
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Clicando sobre o pedido ou nota relacionado na expedição, clique em Editar. Após, é aberta a tela contendo os detalhes da venda com possibilidade de alterar as seguintes informações:
Se precisar alterar o endereço do cliente apenas na expedição (para aqueles casos que a PLP reclama a quantidade de caracteres, por exemplo) basta clicar no link Editar endereço , lembrando que nada será alterado no cadastro do cliente, apenas aqui na expedição.
Você também pode Editar as informações das Embalagens , na área Volumes.
As informações da área Logística serão alteradas automaticamente na venda, ou seja, estas informações serão refletidas no Pedido de Venda e Notas Fiscais. Nesta seção é possível alterar a forma de frete para a expedições de Correios.
Também é possível definir as embalagens para os objetos. Para isso, Selecione um ou vários objetos → Acesse o menu Ações e clique em Definir embalagens.
A seguir, defina o tipo de embalagem e as dimensões que serão aplicadas aos objetos selecionados. Referente a opção Aplicar a todas as encomendas ao selecioná-lá, a embalagem definida será aplicada a todos os objetos da expedição, inclusive aos que já possuem embalagens definidas. Após definir a embalagem, clique em Salvar.
Ao final das edições, não esqueça de clicar em Salvar para confirmar sua operação.
Para as expedições pendentes, ainda é possível Incluir um Objeto avulso e Adicionar Pedidos de Venda ou Notas Fiscais. Para isso, basta acessar a opção Incluir Pedido de Venda ou Incluir Nota Fiscal , conforme sua necessidade, e após informar o número da sua venda para que seja incluída na expedição.
Informações relacionadas
Incluir objetos avulsos
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Primeiramente acesse a expedição desejada, na aba Pendentes e utilizando a opção de Filtro para selecionar a forma de envio. Após isso, acesse expedição desejada.
Atenção!
A inclusão de objetos avulso, é possível somente nas expedições que se encontram na situação Pendentes. -
Clique sobre o botão Editar.
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Na sequencia será liberado a opção para Inclusão do objeto.
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A seguir, preencha os campos necessários: Dados, Volumes e Logística.
Após preencher, clique em Salvar.
Agora com o objeto já incluso na Expedição , clique em Fechar edição.
Definir embalagens aos objetos
Também é possível definir as embalagens para os objetos dentro do módulo de expedição. Para isso, no momento que incluir uma expedição Selecione um ou vários objetos → Acesse o menu Ações e clique em Definir embalagens.
A seguir, defina o tipo de embalagem e as dimensões que serão aplicadas aos objetos selecionados. Referente a opção Aplicar a todas as encomendas ao selecioná-lá, a embalagem definida será aplicada a todos os objetos da expedição, inclusive aos que já possuem embalagens definidas.
Após definir a embalagem, clique em Salvar.
Observação:
Outra forma de definir embalagens no módulo de expedição é acessar a aba Pendentes → Clicar sobre a expedição deseja → Selecione os objetos → Menu Ações e clique em Definir embalagens.Como orçar preços e prazos, online com os Correios
Calcular preços e prazos dos Correios
Esta ferramenta tem a função de buscar online nos Correios os preços, os prazos de entrega e efetuar verificações de disponibilidade dos tipos de encomenda para o CEP destino de pedidos ou notas. O cálculo pode ser executado para registros de expedição com situação "Pendente" e sem forma de frete definida.
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Selecione um ou mais pedidos ou notas → Ações → Calcular preços e prazos.
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Na tela a seguir será visualizado as opções disponíveis.
O botão Marcar as formas de envio mais baratas automaticamente seleciona as opções de menor valor para o envio, porém nada impede que sejam selecionadas manualmente as opções desejadas. Ao optar por Salvar alterações , os tipos de frete serão definidos para estes registros da expedição.
Atenção!
Ressaltando que, quando é exibido o Marcador vermelho , refere-se a verificação do tipo encomenda com o CEP origem e destino, ou seja, o sistema dos Correios informa que este tipo de encomenda não está disponível.
Imprimir aviso de recebimento - AR
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O Aviso de Recebimento (AR), é um formulário padrão dos Correios que tem a finalidade de comprovar junto ao remetente, a entrega do objeto. A impressão do AR no Tiny está disponível em:
Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Correios e clique sobre a Expedição que desejar.
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Clique no Menu de contexto ao lado da venda → Imprimir AR.
Atenção!
Ressaltamos que, para obter o Aviso de Recebimento , o código de rastreamento precisa estar informado na nota fiscal.Suspensão de entrega dos Correios
Observação:
Para a suspensão de entrega poder ser feita pelo Tiny, a Nota Fiscal precisa estar na situação Emitida DANFE.-
Está disponível para Pedidos de Venda e Notas Fiscais com a forma de envio Correios , em expedições Concluídas e que ainda não receberam a situação Entregue no Tiny. Através da integração com os Correios , será cancelada a entrega da mercadoria e a mesma retornará ao remetente.
Localize a expedição gerada, acessando Menu → Vendas → Expedição → Concluídas → Correios e clique sobre a Expedição.
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Agora, acesse o Menu de contexto ao lado número de identificação e clique em Suspender entrega nos correios.
Imprimir declaração de conteúdo Correios
Ao incluir uma expedição, é possível imprimir a declaração de conteúdo. Para isso, acesse o menu de contexto ao lado da identificação da venda e após isso, clique em Imprimir declaração de conteúdo.
Além disso, após Salvar a expedição também existe a opção de gerar a impressão da declaração de conteúdo de todos os objetos presentes na expedição.
Para isso, acesse o Menu de contexto ao lado do botão Editar e clique em Imprimir declaração de conteúdo.
Logística Reversa Correios
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Acesse Menu → Vendas → Expedição → Correios → Aba Concluídas.
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Agora, clique sobre a Expedição desejada.
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Com a PLP aberta , clique no Menu de contexto ao lado da identificação do objeto da expedição e acesse a opção Solicitar código de logística reversa.
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A seguir, selecione a Código do serviço da logística reserva. Caso seja preciso alterar o valor declaro acesse o campo Valor declarado.
Abaixo na opção Enviar e-mail com o código de logística reversa retornado pelos correios ao marcá-la será enviado ao cliente o e-mail com os dados da logística reversa. Ao final, clique em Solicitar.
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Após realizar a solicitação, será exibido o aviso com o Código da logística reversa.
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Após Gerar o código da logística reversa , o objeto dentro da expedição será identificado com um marcador.
Marcar pedidos como entregues
Ao marcar pedidos como entregue, se os mesmos tem como origem o e-commerce será atualizado como entregue na plataforma e posteriormente, o pedido de venda no Tiny também será marcado como entregue.
Caso a expedição tenha sido originada de um pedido de venda no Tiny, o mesmo será marcado como entregue.
Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedido como entregue.
Marcar pedidos como enviados no Tiny
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Atenção!
Ressaltamos que, as vendas com situação Entregue no Tiny não poderão ser atualizadas para o status Enviado. -
Ao marcar o pedido como enviado no Tiny, a situação das vendas será automaticamente atualizada para Enviado.
Para marcar o pedido individualmente como enviado, acesse Vendas → Expedição → Visão por pedidos → Acesse o menu de contexto ao lado do número da expedição e clique em Marcar pedido como enviado no Tiny.
Também, pode-se marcar todos os pedidos presentes na expedição como Enviados no Tiny. Para isso, selecione a visão da expedição para Agrupamentos → Acesse o menu de contexto ao lado do número da expedição e clique em Marcar pedidos como enviados no Tiny.
Imprimir ordem de coleta
A impressão da ordem de coleta no módulo de expedição pode ser realizada para as expedições com a forma de envio Transportadora ou demais integradores como: Americanas Entregas, Magalu Entregas, Olist e outros mais.
Para realizar a impressão, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio. Agora, Localize a expedição que deseja imprimir a coleta, acesse no Menu de contexto e clique em Imprimir coleta.
Impressão da DANFE em lote
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A impressão da DANFE em lote na expedição, poderá ser realizada tanto na visão por Agrupamentos ou Pedidos.
Para realizar a impressão por Agrupamentos , acesse Vendas → Expedição → Visão por agrupamentos → Aba Concluídas → Selecione a expedição gerada e clique em Imprimir DANFEs.
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Na visão por Pedidos , acesse a aba Concluídas → Marque os pedidos → Mais ações → Clique em Imprimir DANFEs.
Como utilizar o relatório da expedição
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Acesse Menu → Vendas → Relatórios → Aba Expedição → Relatório de expedição.
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Agora, para gerar o relatório, selecione a Forma de envio entre as opções: Correios, Transportadora ou Mercado Envios.
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Em Exibir opções avançadas , apresentam-se mais duas opções de filtros: Cliente e Código de Rastreamento.
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Ao Gerar relatório , apresenta o detalhamento de cada venda expedida, sendo possível realizar a Impressão e Download do relatório.
Observação:
Opcionalmente, na nota ou pedido você já poderá informar a forma de envio, na seção "Transportador/Volumes", que poderá ser Correios ou Transportadora. Se não for informado no momento da nota ou pedido, aparecerão na inclusão da "Expedição" quando a opção Incluir pedidos e notas sem forma de envio estiver marcada.Configurações
Como configurar a expedição
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Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição.
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Na seção Expedição , é possível gerenciar o envio das vendas a serem expedidas.
Envio para a expedição Escolha de qual maneira será realizado o envio das vendas para a expedição. Valor declarado ao enviar para a expedição Ao selecionar a opção Sem valor declarado poderá informar o valor declarado diretamente na expedição. Se escolher a opção Valor declarado informado na venda e, se não preenchido, total dos produtos o valor declarado será o valor informado na venda através da cotação de fretes e se não preenchido, será a soma do valor total dos produtos da sua venda. Imprimir valor declarado nas etiquetas Opção referente as etiquetas dos Correios , ao Habilitar essa opção será exibido o valor declarado na impressão da etiqueta. Mostrar valores das mercadorias Ao Habilitar essa opção, será exibido os valores das mercadorias na expedição. Enviar código de rastreio ao concluir a expedição Ao Habilitar essa opção, sempre que concluir uma expedição, o código de rastreio dos objetos presentes serão enviados automaticamente aos clientes e a situação dos pedidos será atualizada para situação Enviado. Caso não queria utilizar essa automação, é necessário Desabilitar essa opção. -
Em Envio do código de rastreio , pode-se configurar o assunto e mensagem que são enviados por e-mail.
Assunto padrão Ao enviar o código de rastreamento por email, pode-se configurar o nome do assunto que será apresentado. Mensagem padrão Além de configurar o assunto do email, pode-se configurar uma mensagem padrão que será enviada junto com os códigos de rastreio. -
Em Envio de e-mail de entrega , pode-se configurar o assunto e mensagem que são enviados por e-mail.
Assunto padrão Ao enviar o e-mail com com o avisao da entrega do produto, pode-se configurar o assunto que será apresentado. Mensagem padrão Além de configurar o assunto do email, pode-se configurar uma mensagem padrão que será enviada junto com os dados da entrega. -
O Envio do XML para transportadora , também é possível configurar o assunto e mensagem que são enviados por e-mail.
Assunto padrão Ao enviar o XML por email para a transportadora, pode-se configurar o nome do assunto que será apresentado. Mensagem padrão Além de configurar o assunto do email, pode-se configurar uma mensagem padrão que será enviada junto com o XML.
Configurar envio do código de rastreio por e-mail
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Para iniciar a configuração, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações da expedição.
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Na seção Envio do código de rastreio é possível configurar o assunto padrão e a mensagem de envio do código de rastreio por e-mail.
No campo Assunto padrão informe o assunto padrão do envio do e-mail. Abaixo, em Mensagem padrão insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.
Além disso, ao clicar em Exibir variáveis disponíveis são listadas as variáveis que são possíveis de utilizar para completar as informações do e-mail.
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Ao final, Salve as configurações realizadas.
Configurar formas de envio
As instruções configurar as formas de envio em sua conta, encontram-se na ajuda Formas de Envio.
Como configurar integração com a Intelipost
As instruções para utilizar o serviço de cotação da Intelipost, encontram-se na ajuda Integrar com a Intelipost.
Etiquetas
Configurar etiquetas dos correios (impressão por página)
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Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.
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Na opção Etiqueta padrão para correios , será possível realizar as configurações do Modo de impressão selecionando entre as opções Página ou Bobina oficial.
O Modelo de etiqueta por impressão, pode ser selecionado entre 4 por página ou 2 por página.
Caso queira que o nome impresso na etiqueta, seja o nome fantasia informado no cadastro do contato, selecione a opção Sim no campo Utilizar nome fantasia.
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Abaixo, segue os exemplos de impressões:
- 4 por página (Correios oficial)
- 4 por página
- 2 por página
- 4 por página (compatibilidade)
Observação:
Este modelo de impressão, é mais simplificado sem o logotipo da empresa na impressão e informações adicionais.
Configurar etiquetas dos correios (impressão por bobina)
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Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.
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Na opção Etiqueta padrão para correios , ao selecionar o modo de impressão como Bobina oficial a única configuração possível é a opção de exibir o Nome Fantasia na etiqueta.
Observação:
O modelo de impressão Bobina (compatibilidade), é mais simplificado sem o logotipo da empresa na impressão e informações adicionais. -
Abaixo, segue o exemplo de impressão:
- Retrato
Etiquetas dos correios (impressão térmica ZPL)
Configuração
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A impressão no formato ZPL disponibilizada pelo Tiny tem como objetivo facilitar e agilizar a impressão de etiquetas em impressoras térmicas.
Para ter acesso a essa funcionalidade, é necessário que realize a abertura de um chamado no Tiny solicitando que o módulo Etiquetas Impressão Térmica seja liberado em sua conta.
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Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.
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Na opção Etiqueta padrão para correios , no campo Modo de impressão selecione a opção Impressora térmica ZPL. Abaixo, selecione Sim ou Não no campo Utilizar nome fantasia na impressão das etiquetas.
Após isso, clique em Salvar.
Logo alternativo para impressão ZPL
O logo alternativo para impressão ZPL significa adicionar a versão preto e branco do logo de sua empresa. Assim, na impressão da etiqueta em ZPL obterá melhor qualidade de impressão.
Abaixo, seguem os passos para adicionar o logo alternativo para impressão ZPL:
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Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.
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Na aba geral, clique no botão Procurar arquivo para adicionar a versão preto e branco do seu logo.
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Agora, basta clicar em Salvar
Impressão do arquivo ZPL no Windows
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O primeiro modo de impressão a ser explicado é via Zebra setup utilities. Acessando em Zebra setup é possível realizar o download do utilitário.
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Agora, no Tiny quando for realizar a impressão da etiqueta, siga os passos conforme o gif abaixo:
Observação:
Lembramos que a impressão das etiquetas dos correios podem se realizadas diretamente pela Expedição, Pedidos de Venda ou Notas Fiscais. -
Outra maneira de realizar a impressão do arquivo txt gerado é através da linha de comando.
Ex:copy caminho\da\label\nome-da-label.txt \\nome-do-host\share-name-da-impressora.
Confira os passos para imprimir o aquivo txt pela linha de comando, no gif abaixo:
Realizar a configuração das etiquetas para transportadora (impressão por página)
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Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.
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Na opção Etiqueta padrão para transportadora , será possível realizar as seguintes configurações:
Modo de impressão Defina o modo de impressão como Página. Layout da etiqueta Selecione o modelo de etiqueta que será considerado no momento da impressão, sendo eles: 4 por página , 2 por página ou 4 por página (compatibilidade). Código de barras O código de barras pode ser impresso na etiqueta tendo como referência Com base no CEP , Conforme forma de envio ou é possível optar por não imprimir na etiqueta através da opção Não imprimir. Informações em destaque Defina qual informação deseja destacar na etiqueta, sendo elas: Número do documento e Peso e Volumes. Utilizar nome fantasia Caso queria utilizar o Nome fantasia do cliente na impressão da etiqueta, selecione a opção Sim. Observação:
Referente ao campo Código de barras ao selecionar a opção Conforme forma de envio , será possível definir a forma de geração do código de barras na configuração da forma de envio. -
Abaixo, segue os exemplos de impressões:
- 2 por página
- 4 por página
- 4 por página (compatibilidade)
Observação:
Este modelo de impressão, é mais simplificado sem informações adicionais.
Se você desejar utilizar o novo formato de etiquetas de transportadoras, acesse a nossa ajuda Utilizar novo layout de etiquetas para transportadoras.
Realizar a configuração das etiquetas para transportadora (impressão por bobina)
-
Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.
-
Na opção Etiqueta padrão para transportadora , será possível realizar as seguintes configurações:
Modo de impressão Defina o modo de impressão como Bobina. Orientação Selecione a orientação da etiqueta no momento da impressão, entre as opções: Retrato ou Paisagem. Layout da etiqueta Selecione o modelo de etiqueta que será considerado no momento da impressão, sendo eles: 4 por página , 2 por página ou 4 por página (compatibilidade). Incluir modelo Caso tenha a necessidade de incluir um modelo de etiqueta personalizado, clique em Incluir modelo. Código de barras O código de barras pode ser impresso na etiqueta tendo como referência Com base no CEP , Conforme forma de envio ou é possível optar por não imprimir na etiqueta através da opção Não imprimir. Informações em destaque Defina qual informação deseja destacar na etiqueta, sendo elas: Número do documento e Peso e Volumes. Utilizar nome fantasia Caso queria utilizar o Nome fantasia do cliente na impressão da etiqueta, selecione a opção Sim. Observações:
- Referente ao campo Código de barras ao selecionar a opção Conforme forma de envio , será possível definir a forma de geração do código de barras na configuração da forma de envio.
- O modelo de impressão Bobina (compatibilidade), é mais simplificado sem informações adicionais.
Se você desejar utilizar o novo formato de etiquetas de transportadoras, acesse a nossa ajuda Utilizar novo layout de etiquetas para transportadoras.
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Abaixo, segue os exemplos de impressões:
- Retrato
- Paisagem
Envios
Envio de dados da chave de acesso para o e-commerce
A funcionalidade do envio de dados da chave de acesso para o e-commerce, está disponível para as seguintes integrações:
Enviar os pedidos ou notas para expedição
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Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Naturezas de operação → Acesse a natureza que desejar. Agora, na seção Configurações avançadas , Edite as naturezas de operação que você queira que automaticamente sejam expedidas, escolhendo Sim no campo Enviar para expedição.
- Se você estiver emitindo uma Nota fiscal ou cadastrando um Pedido de venda e a natureza de operação não está configurada, certifique-se que o campo Enviar para expedição esteja marcado como Sim.
Observação:
Opcionalmente, na nota ou pedido você já poderá informar a forma de envio, na seção Transportador/Volumes , que poderá ser Correios ou Transportadora Se não for informado no momento da nota ou pedido, aparecerão na inclusão da Expedição quando a opção Incluir pedidos e notas sem forma de envio estiver marcada.Enviar/acompanhar código de rastreio Correios
Acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado do número da expedição → Enviar códigos de rastreio por e-mail.
Enviar/acompanhar código de rastreio Transportadora
Para enviar o código de rastreio da transportadora, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Transportadora → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado do número da expedição → Enviar códigos de rastreio por e-mail.
Observação:
É possível preencher apenas o campo URL de rastreio quando se tratar de vendas expedidas através de transportadoras. No corpo do e-mail enviado ao cliente será incluída a URL.Enviar XML para Transportadora
Acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Transportadora → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado do número da expedição → Enviar XML das notas para Transportadora.
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