Tiny - Módulo de Produtos
O módulo de produtos permite o gerenciamento de todos os itens comercializados por uma empresa, além das matérias-primas utilizadas para a fabricação desses produtos.
Nele você pode cadastrar produtos simples, com variações, kits, fabricados, matérias-primas, consultar seus cadastros, sincronizar, excluir produtos ou seus anexos, recuperar um cadastro, editar, unificar, incluir marca, atributos, ativar ou inativar um produto, gerenciar preços promocionais, verificar histórico de compra e venda e diversas outras facilidades para as tratativas com seus produtos.
Um produto simples é aquele que não está acompanhado de outro componente, com um kit ou variações de tamanho, cores, etc.
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Para incluir produtos simples, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Incluir Produto.
Observação:
O cadastro do produto inicia a partir do campo Tipo , selecionando Simples os campos do cadastro corresponderão ao tipo do produto selecionado. -
A seguir, na aba Dados gerais preencha os campos abaixo:
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Descrição | Descreva o nome do produto. |
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Código (SKU) | Informe o código de identificação do produto. * Espaços adicionais serão removidos automaticamente ao salvar o produto. |
Origem e NCM | Campos necessários para a emissão de notas fiscais eletrônicas, cujo preenchimento é exigido pelo SEFAZ. Para maior agilidade no preenchimento das notas fiscais, recomenda-se que os mesmos sejam preenchidos diretamente no cadastro do produto, embora também possam ser informados no momento do cadastro da nota fiscal. Se desejar pode definir um NCM e Origem padrão para os produtos, para isso acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Configurações do Cadastro de Produtos. |
Tipo | Selecione o tipo do produto a ser cadastrado. |
GTIN/EAN | Informe o código GTIN/EAN do produto, assim facilitando a busca dos produtos nos módulos de vendas e em cadastros de produtos. |
Código CEST | Campo deve ser preenchido apenas para os produtos que possuem substituição tributária. |
Tipo do item SPED | Deve-se selecionar o tipo do item, caso utilize o módulo de SPED. |
Unidade | Informe a unidade corresponde ao produto. Ex:(Un,Pç,Kg). |
- Ainda na aba Dados gerais, na seção Dimensões e peso é possível inserir informações do Peso e suas Dimensões. As embalagens são exibidas para seleção, a partir da opção selecionada no campo Tipo embalagem e ao lado no campo Embalagem selecione o modelo correspondente. As medidas de Largura, Altura e Comprimento são automaticamente preenchidas.
- Na seção Estoque , informe a quantidade em Estoque do produto, definindo a Quantidade atual, Mínima e Máxima. Também, identifica-se a Localização desse produto no estoque físico e preencha os Dias para preparação deste produto se necessário.
Observações:
- O campo de Código ANP será disponibilizado caso as configurações de campos referentes à combustíveis estejam ativas.
- Referente ao campo Dias para preparação o envio deste campo para encontra-se disponível para as integrações: Tray (REST), Plugg.to, Xtech, MercadoShops, Mercado Livre, Anymarket, Olist, Via Varejo, e Amazon. Esse campo pode ser alimentado por planilha e será inserido e também, nas APIs de cálculos dos fretes (Carrefour, por exemplo).
- Após cadastrar o seu produto, para alterar a quantidade em estoque é necessário acessar em Menu → Suprimentos → Controle de estoque → Clique sobre o produto e informe através de um lançamento de estoque a quantidade do produto.
- Na aba Dados complementares , pode-se incluir dados sobre o produto como: Categoria, Marca, Tabela de Medidas*, Descrição complementar, Imagens e Anexos, Tags.
Observações:
Tabelas de Medidas* são utilizadas para algumas categorias do Mercado Livre. Você poderá cadastrá-las ao digitar no campo e clicar em "+ Criar tabela" ou ainda em Configurações → Cadastros → Tabelas de Medidas. Essa informaçãos erá enviada com o anúncio do produto.
Em Categorização são informadas as categorias dos produtos. Ao clicar na Lupa será localizado as categorias já inclusas em sua conta, para remover a categoria de um produto, basta clicar em Remover.
As instruções de como trabalhar com árvores de categorias, estão disponíveis na ajuda Categorias dos produtos.
Abaixo, no campo Marca o seu preenchimento é opcional dependendo da utilização ou não deste campo no seu e-commerce.
Na seção Descrição complementar , as informações inseridas serão exibidas em Propostas comerciais , Pedidos de venda e Descrição do produto no e-commerce. No Menu de formatação é possível adicionar imagens e editar o texto que for cadastrado na Caixa de texto.
- Ao clicar no link HTML , é possível editar a descrição complementar incluindo tags HTML de forma manual.
- Na seção Imagens e Anexos , pode-se adicionar imagens ao cadastro do produto, podendo procurar o Arquivo da imagem ou adicionar a URL da imagem. Abaixo, em Imagens externas , pode adicionar a URL da imagem, sendo possível adicionar até 6 URLs. As imagens externas são utilizadas apenas no Envio de produtos para o e-commerce e somente sua URL ficará armazenada no Tiny.
Observação:
Se o produto possuir Imagens salvas e também URLs informadas, ao enviar o produto para o e-commerce será enviada tanto as imagens como também, as URLs presentes.- A seção de campos adicionais apresenta campos que têm relação direta com anúncios, como SEO, link do produto (slug) e link do vídeo. Dependendo de sua plataforma de e-commerce, esses campos serão sincronizados ao enviar anúncios. Para visualizar os campos que serão importados/exportados para uma plataforma de e-commerce específica, acesse a documentação de sua integração no Tiny.
Importante:
Os campos de SEO são importantes para que, mesmo com migração de plataforma, as páginas de sua loja permaneçam com o mesmo ranqueamento nas pesquisas do Google.Além disso, é possível adicionar tags ao produto para classificá-los.
Observação:
TAGS DO PRODUTO
- As tags são utilizadas para classificação do produto. Você pode adicionar Grupos de Tags e para cada grupo, Tags diferentes, por exemplo: Tag: HP pertencente ao Grupo de Tag: Marca. Para incluir tags, você pode clicar em "Editar Tags".
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Em Ficha técnica é possível adicionar atributos específicos ao seu produto.
Ao clicar em Sugerir atributos , visualizará uma lista de atributos que podem ser atribuídos a este produto.
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Na aba Anúncios apresenta configurações e dados relacionados aos anúncios do produto nas plataformas de e-commerce.
Neste local, você visualiza a lista dos anúncios criados nas diferentes plataformas de e-commerce para o produto, apresentando os identificadores, a situação e o histórico das atualizações.
- O marcador na cor verde indica que os anúncios foram criados com sucesso no e-commerce, informando a data e hora.
- O marcador na cor amarela indica que os anúncios ainda não foram enviados.
- O marcador na cor vermelha indica que houve erro no envio dos anúncios.
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Na aba Preços , caso trabalhe com listas de preços é possível definir a qual listas este produto irá fazer parte.
As instruções para trabalhar com listas de preços, estão disponíveis na ajuda Listas de preços.
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Em Custos , informe os valores de custo do produto, para isso acesse Informar novo preço de custo.
Observação:
Essa opção de controle de custos do produto, é exibida somente para quem tiver a extensão DRE instalada na conta. -
Na aba Outros , pode-se inserir dados referentes ao fabricante do produto nos campos: Fabricante , Código no Fabricante, Unidade por caixa, Linha de Produto e Garantia. Além disso, caso o seu produto tenha o NCM iniciado com: 3001, 3002, 3003, 3004, 3005 e 3006 o Tiny irá habilitar os campos solicitados pelo SEFAZ para fármacos.
Observação:
O campo de garantia deve ser preenchido com número + periodicidade, como por exemplo: 3 dias, 4 meses, etc. Será realizada uma validação antes do envio ao e-commerce, convertendo o valor caso necessário, exemplo: 30 dias para 1 mês.Em Informações tributárias adicionais , preencha os campos abaixo:
GTIN/EAN tributável Caso realize o controle dos produtos, por caixa,lote, fardo preencha esse campo com o GTIN/EAN tributável. Unidade tributável e Fator de conversão Estes campos são referentes a nota de exportação. Código de Enquadramento IPI Código presente no regulamento do IPI. Valor do IPI Fixo Deve ser preenchido conforme tabela de incidência do imposto sobre produtos industrializados. Classe enquadramento do IPI Deve ser preenchido apenas se os produtos forem bebidas ou cigarros. Em Observações gerais sobre o produto pode-se descrever informações gerais do produto para exibição interna.
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Ao final, clique em Salvar.
O kit de produtos é um conjunto de produtos simples que podem ser vendidos de forma unificada. O estoque e as notas são controlados usando os produtos simples relacionados.
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Para cadastrar kit de produtos, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Incluir Produto.
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A seguir, na aba Dados gerais preencha os dados do kit e selecione no campo Tipo a opção Kit.
Descrição Descreva o nome do produto. Código (SKU) Informe o código de identificação do produto.
* Espaços adicionais serão removidos automaticamente ao salvar o produto.
Origem e NCM Campos necessários para a emissão de notas fiscais eletrônicas, cujo preenchimento é exigido pelo SEFAZ. Para maior agilidade no preenchimento das notas fiscais, recomenda-se que os mesmos sejam preenchidos diretamente no cadastro do produto, embora também possam ser informados no momento do cadastro da nota fiscal. Se desejar pode definir um NCM e Origem padrão para os produtos, para isso acesse Menu → Cadastros → Configurações → Aba Cadastros → Configurações do Cadastro de Produtos. Tipo Selecione o tipo do produto a ser cadastrado. GTIN/EAN Informe o código GTIN/EAN do produto, assim facilitando a busca dos produtos nos módulos de vendas e em cadastros de produtos. Código CEST Campo deve ser preenchido apenas para os produtos que possuem substituição tributária. Tipo do item SPED Deve-se selecionar o tipo do item, caso utilize o módulo de SPED. Unidade Informe a unidade corresponde ao produto. Ex:(Un,Pç,Kg). -
Agora na aba Kits , informe os produtos que fazem parte do kit, clicando em Adicionar produto no kit. Os produtos inclusos como itens do kit precisam estar cadastrados em sua conta como um produto Simples.
Observação:
Ao clicar em Atualizar preço do produto o preço do kit será o valor da soma dos preços de venda de cada produto que compõe o kit. Além disso, é possível Atualizar peso do produto. -
Ao concluir o cadastro do kit, clique em Salvar.
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Após salvar o kit, se desejar calcular o preço do mesmo conforme o preço promocional dos produtos presentes no kit, Selecione o item cadastrado → acesse a opção Mais Ações → Calcular preço dos kits e clique em Salvar preços.
Os produtos Com Variações são aqueles que fazem parte de uma grade, ou seja, possuem características específicas como Tamanho , Cor , etc e precisam ser organizados no estoque e nas vendas através destas informações.
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Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Incluir Produto.
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Observação:
O cadastro do produto inicia a partir do campo Tipo , selecionando Com variações os campos do cadastro corresponderão ao tipo do produto selecionado.
A seguir, na aba Dados gerais preencha os campos abaixo:
Descrição | Descreva o nome do produto. |
---|---|
Código (SKU) |
Informe o código de identificação do produto. * Espaços adicionais serão removidos automaticamente ao salvar o produto. |
Origem e NCM | Campos necessários para a emissão de notas fiscais eletrônicas, cujo preenchimento é exigido pelo SEFAZ. Para maior agilidade no preenchimento das notas fiscais, recomenda-se que os mesmos sejam preenchidos diretamente no cadastro do produto, embora também possam ser informados no momento do cadastro da nota fiscal. Se desejar pode definir um NCM e Origem padrão para os produtos, para isso acesse Menu → Cadastros → Configurações → Aba Cadastros → Configurações do Cadastro de Produtos. |
Tipo | Selecione o tipo do produto a ser cadastrado. |
GTIN/EAN | Informe o código GTIN/EAN do produto, assim facilitando a busca dos produtos nos módulos de vendas e em cadastros de produtos. |
Código CEST | Campo deve ser preenchido apenas para os produtos que possuem substituição tributária. |
Tipo do item SPED | Deve-se selecionar o tipo do item, caso utilize o módulo de SPED. |
Unidade | Informe a unidade corresponde ao produto. Ex:(Un,Pç,Kg). |
Ainda na aba Dados gerais , na seção Dimensões e peso é possível inserir informações do Peso e suas Dimensões. As embalagens são exibidas para seleção, a partir da opção selecionada no campo Tipo embalagem e ao lado no campo Embalagem selecione o modelo correspondente. As medidas de Largura, Altura e Comprimento são automaticamente preenchidas.
Na seção Estoque , informe a quantidade em Estoque do produto , definindo a Quantidade atual , Mínima e Máxima. Também, identifica-se a Localização desse produto no estoque físico e preencha os Dias para preparação deste produto se necessário.
Observação:
Referente ao campo Dias para preparação o envio deste campo para encontra-se disponível para as integrações: Tray (REST), Plugg.to, Xtech, MercadoShops, Mercado Livre, Anymarket e Olist. Esse campo pode ser alimentado por planilha e será inserido e também, nas APIs de cálculos dos fretes (Carrefour, por exemplo).-
Na aba Dados complementares , pode-se incluir dados sobre o produto como: Categoria, Marca, Tabela de Medidas*, Descrição complementar, Imagens e Anexos, Tags.
Observações:
Tabelas de Medidas* são utilizadas para algumas categorias do Mercado Livre. Você poderá cadastrá-las ao digitar no campo e clicar em "+ Criar tabela" ou ainda em Configurações → Cadastros → Tabelas de Medidas. Essa informaçãos erá enviada com o anúncio do produto.
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Em Categorização são informadas as categorias dos produtos. Ao clicar na Lupa será localizado as categorias já inclusas em sua conta, para remover a categoria de um produto, basta clicar em Remover.
As instruções de como trabalhar com árvores de categorias, estão disponíveis na ajuda Categorias dos produtos.
Abaixo, no campo Marca o seu preenchimento é opcional dependendo da utilização ou não deste campo no seu e-commerce.
Observação:
Com a utilização de categorias em seus produtos, as mesmas podem servir como opção de filtro nos relatórios de controle de estoques (Entradas e Saídas de Estoque, Saldos em Estoque, Produtos com Maior Circulação e Produtos sem Movimentação), localizados em Menu → Suprimentos → Relatórios → Controle de estoques. Além disso, pode se utilizar dessa opção de filtro no relatório de Vendas, localizado em Menu → Vendas → Relatórios → Vendas.Na seção Descrição complementar , as informações inseridas serão exibidas em Propostas comerciais , Pedidos de venda e Descrição do produto no e-commerce. No Menu de formatação é possível adicionar imagens e editar o texto que for cadastrado na Caixa de texto.
Ao clicar no link HTML , é possível editar a descrição complementar incluindo tags HTML de forma manual.
Na seção Imagens e Anexos , pode-se adicionar imagens ao cadastro do produto, podendo procurar o Arquivo da imagem ou adicionar a URL da imagem. Abaixo, em Imagens externas , pode adicionar a URL da imagem, sendo possível adicionar até 6 URLs. As imagens externas são utilizadas apenas no Envio de produtos para o e-commerce e somente sua URL ficará armazenada no Tiny.
Observação:
Se o produto possuir Imagens salvas e também URLs informadas, ao enviar o produto para o e-commerce será enviada tanto as imagens como também, as URLs presentes.Campos adicionais A seção de campos adicionais apresenta campos que têm relação direta com anúncios, como SEO , link do produto (slug) e link do vídeo. Dependendo de sua plataforma de e-commerce, esses campos serão sincronizados ao enviar anúncios. Para visualizar os campos que serão importados/exportados para uma plataforma de e-commerce específica, acesse a documentação de sua integração no Tiny.
Importante:
Os campos de SEO são importantes para que, mesmo com migração de plataforma, as páginas de sua loja permaneçam com o mesmo ranqueamento nas pesquisas do Google.Além disso, é possível adicionar tags ao produto para classificá-los.
Observação:
TAGS DO PRODUTO
- As tags são utilizadas para classificação do produto. Você pode adicionar Grupos de Tags e para cada grupo, Tags diferentes, por exemplo: Tag: HP pertencente ao Grupo de Tag: Marca. Para incluir tags, você pode clicar em "Editar Tags".
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Em Ficha técnica é possível adicionar atributos específicos ao seu produto.
Ao clicar em Sugerir atributos , visualizará uma lista de atributos que podem ser atribuídos a este produto.
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Na aba Anúncios apresenta configurações e dados relacionados aos anúncios do produto nas plataformas de e-commerce.
Neste local, você visualiza a lista dos anúncios criados nas diferentes plataformas de e-commerce para o produto, apresentando os identificadores, a situação e o histórico das atualizações.
- O marcador na cor verde indica que os anúncios foram criados com sucesso no e-commerce, informando a data e hora.
- O marcador na cor amarela indica que os anúncios ainda não foram enviados.
- O marcador na cor vermelha indica que houve erro no envio dos anúncios.
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Na aba Preços , caso trabalhe com listas de preços é possível definir a qual listas este produto irá fazer parte.
As instruções para trabalhar com listas de preços, estão disponíveis na ajuda Listas de preços.
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Na aba Variações , cadastre as variações selecionando no campo Primeira variação o primeiro nível de variação do produto e ao lado Confirme a inclusão do primeiro nível.
A seguir, na seção Possíveis variações para este produto adicione as variações do produto. Caso queira adicionar um novo nível de variação, clique em Adicionar outra variação.
Na Grade das variações , é possível visualizar cada variação cadastrada. Ao clicar no botão Editar , você pode alterar informações específicas da variação e além disso, definir a quantidade de estoque da variação no campo Estoque inicial e o seu depósito de estoque, ao clicar em Geral.
Observação:
As instruções para configurar e trabalhar com variações, estão disponíveis em Variações dos produtos. -
Em Custos , informe os valores de custo do produto, para isso acesse Informar novo preço de custo. Ou ainda, em Cadastro → Produtos no Menu de contexto do seu produto pai, selecione a opção "atualizar custo das variações". Desta forma, você irá informar o preço de custo e preço de custo médio uma única vez e o mesmo será replicado para as variações correspondentes.
Observação:
Essa opção de controle de custos do produto, é exibida somente para quem tiver a extensão DRE instalada na conta. -
Na aba Outros , pode-se inserir dados referentes ao fabricante do produto nos campos: Fabricante , Código no Fabricante e Unidade por caixa.
Em Informações tributárias adicionais , preencha os campos abaixo:
GTIN/EAN tributável Caso realize o controle dos produtos, por caixa,lote, fardo preencha esse campo com o GTIN/EAN tributável. Unidade tributável e Fator de conversão Estes campos são referentes a nota de exportação. Código de Enquadramento IPI Código presente no regulamento do IPI. Valor do IPI Fixo Deve ser preenchido conforme tabela de incidência do imposto sobre produtos industrializados. Classe enquadramento do IPI Deve ser preenchido apenas se os produtos forem bebidas ou cigarros. Em Observações gerais sobre o produto pode-se descrever informações gerais do produto para exibição interna.
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Ao final, clique em Salvar.
Através do campo de Pesquisa, os produtos podem ser localizados pelo Nome, Código (SKU) ou GTIN/EAN. É possível também pesquisar produtos pelo Código (SKU) parcial, pela descrição parcial do produto, por palavras chave ou pelo código do fabricante, clicando em refinar busca .
Você pode alterar o modo de Ordenação dos produtos, podendo ordenar por Nome, Mais recentes, Data de atualização ou Código (SKU).
Você também pode localizar seus produtos por situação, sendo elas Produtos Ativos, Inativos, Excluídos ou Sem filtro.
Ao clicar no botão Filtros , seus produtos cadastrados podem ser filtrados por Tags de produtos , Categoria , Código SKU, Marca e Fabricante. Você também pode filtrar por produtos Que estão no e-commerce ou Que não estão no e-commerce.
Observação:
Através da aba kits, você pode filtrar os kits baseando-se em algum de seus componentes. Para isso, informe o SKU ou descrição do componente no campo Buscar kits pelo componente.Para limpar os filtros utilizados, clique no botão Limpar filtros.
Para acessar os seus Tipos de produto , você encontra as abas Todas, Simples, Kits, Variações, Fabricado, Matéria-prima.
Além disso, as coluna com as informações dos produtos podem ser configuradas, ao clicar no botão e Habilitar as opções desejadas.
Informações adicionais
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Acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Configurações do cadastro de produtos.
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Agora, no campos abaixo defina as configurações sobre as casas decimais na quantidade e preço dos produtos:
Número de casas decimais na quantidade Escolha o número de casas decimais que serão aceitas ao informar a quantidade dos seus produtos. Número de casas decimais no preço Escolha o número de casas decimais que serão aceitas ao informar o preço dos seus produtos. Você também pode definir configurações como:
Somar peso dos produtos nas notas fiscais, propostas comerciais e pedidos de venda Escolha se será somado o peso dos produtos nas notas fiscais, propostas comerciais e pedidos de venda, através das opções: Sim, Somente o peso líquido ou Não. Código (SKU) do produto Escolha a forma que o código dos produtos será atribuído aos cadastrá-los, através das opções Manual, Sequencial ou Sequencial EAN 12. Considerar para o cálculo do custo de kits e produtos fabricados Através desta opção, selecione se deseja considerar o Custo da compra ou o Custo médio nas atualizações e formações de preços de produtos Kit e Fabricados. Abaixo, habilite ou desabilite os seguintes campos:
Cadastrar automaticamente produtos a partir de compras e vendas Defina se os produtos novos incluídos nas compras ou vendas serão cadastrados automaticamente ou não. Exibir estoque do produto na lista de preços Defina se será exibido ou não o estoque dos produtos na lista de preços. Ainda é possível definir configurações padrões para os seguintes campos:
Unidade de medida padrão para novos produtos Preencha a unidade de medida padrão para o cadastro dos seus produtos. NCM padrão para novos produtos Preencha o NCM padrão para o cadastro dos seus produtos. Origem padrão para novos produtos Selecione o código de origem padrão para seus produtos. -
Por fim, Salve as configurações.
As instruções para adicionar / editar preços nos anúnicos, encontram-se na ajuda Preços nos anúncios.
A opção de sincronizar anúncios permite que você realize o mapeamento dos anúncios de uma plataforma com os produtos correspondentes no Tiny, através do código SKU.
Você pode realizar a sincronização de anúncios de produtos selecionados ou de todo o seu catálogo de produtos no Tiny. Veja como fazer:
Sincronizar anúncios selecionados
Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos desejados → Mais ações → Sincronizar Anúncios.
Sincronizar anúncios em lote
Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Selecione todo o cadastro de produtos → Mais ações → Sincronizar Anúncios
Agora, clique no botão Selecionar todos os produtos que correspondem a essa pesquisa. Assim você vai sincronizar os anúncios de todos os seus produtos no Tiny.
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Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Marque os produtos e clique em Editar dados em massa.
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A seguir, é possível editar os seguintes campos do cadastro dos produtos: Unidade, NCM, CEST, Origem, Categoria, Linha de produto, Localização, Fornecedor, Marca, Garantia e Tipo do Item SPED. Após, preencher os campos, clique no botão Aplicar para salvar os dados informados.
Unidade
Trata-se da unidade de medida do produto.
NCM
NCM significa "Nomenclatura Comum do Mercosul" e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior.
CEST
Esta é uma nova regra de validação aplicada pelo SEFAZ que, exige o preenchimento do campo "Código Especificador da Substituição Tributária - CEST" em operações com substituição tributária.
O campo CEST (Código Especificador da Substituição Tributária), presente no cadastro de produtos no Tiny, "na aba Dados Complementares", é composto por 7 dígitos, sendo que:
- O primeiro e segundo digíto, correspondem ao segmento da mercadoria ou bem;
- Do terceiro ao quinto digíto, refere-se ao item de um segmento de mercadoria ou bem;
- O sexto e o sétimo digíto, correspondem à especificação do item.
Considera-se:
- Segmento: o agrupamento de itens de mercadorias e bens com características semelhantes de conteúdo ou de destinação;
- Item de Segmento: a identificação da mercadoria, do bem ou do agrupamento de mercadorias ou bens dentro do respectivo segmento;
- Especificação do Item: o desdobramento do item, quando a mercadoria ou bem possuir características diferenciadas que sejam relevantes para determinar o tratamento tributário para fins dos regimes de substituição tributária e de antecipação do recolhimento do imposto.
Origem
Os Códigos de Situação Tributária da Origem da Mercadoria (CST de Origem) são utilizados para efeito de emissão de documentos fiscais em geral. Eles servem para identificar se a operação estará sujeita à determinada tributação e para indicar se será cabível ou não a aplicação de alíquotas de 4% nas operações interestaduais.
Categoria
Permite vincular os produtos cadastrados com as categorias correspondentes, organizando os níveis de produtos que você possui. Para mais informações sobre como trabalhar com categorias, acesse a ajuda Categorias dos produtos.
Linha de produto
Caso você possua linhas de produtos cadastradas em sua conta, você poderá inserir em lote através deste campo. Assim, permitirá que seus itens sejam consultados através da mesma.
Localização
A localização é importante para exibir em qual local de sua empresa os itens estão armazenados, facilitando os processos de Separação e Expedição.
Fornecedor
Permite vincular os produtos com o fornecedor já cadastrado em sua conta. Desta forma, é possível utilizar consultas e buscas através deste parâmetro.
Marca
Define a marca dos produtos editados.
Garantia
Através deste campo, é possível definir a garantia dos seus itens, sendo possível inserir em meses ou em dias. Para algumas plataformas, essa informação é enviada.
Tipo do Item SPED
Você poderá definir o tipo do item caso utilize o módulo de SPED.
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Para editar o CEST dos produtos a partir do NCM, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais Ações → Editar CEST dos produtos em lote.
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A seguir, preencha o campo CEST e ao lado o NCM. Caso queira consultar o CEST dos produtos, acesse em: Tabela de CESTs.
Ao marcar a opção Atualizar apenas os produtos que possuem o campo CEST vazio , será atualizado somente os produtos que possuem o campo CEST vazio. Para aplicar as configurações, clique em Atualizar CEST.
Para realizar a exclusão acesse Menu → Cadastros → Produtos → Marque os cadastros que deseja excluir → Mais ações → Excluir produtos.
Atenção!
Os cadastros de produtos não podem ser definitivamente excluídos do sistema. Pois, podem ter vínculo com outros módulos (pedidos, notas fiscais, entre outros). Dessa forma, estes apenas são sinalizados como Excluídos e inclusive, poderão ser acessados filtrando pela situação Excluídos. Produtos marcados como excluídos não aparecerão nos módulos de Vendas e Suprimentos.Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Marque os cadastros que deseja excluir os anexos → Mais → Excluir anexos dos produtos.
Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Busque pela situação Excluídos → Marque na lateral esquerda os produtos que deseja recuperar → Mais Ações → Restaurar produtos.
Atenção!
Após realizar a recuperação, os produtos marcados como Excluídos , voltarão para a situação de Ativos.-
Acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Linhas de produto.
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Neste local, poderão ser incluídas as Linhas de produto e Definir as alíquotas de comissionamento para uma determinada linha de produto, de maneira fixa ou conforme os descontos concedidos.
Observação:
Após a configuração da linha de produto, a mesma poderá ser vinculada a um produto novo ou já existente. Para isso, acesse Menu → Cadastros → Produtos , Clique sobre o produto e Edite ou clique em Incluir cadastro. E na aba Outros , selecione a Linha de Produto correspondente.
Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Marque os produtos → Mais Ações → Transformar em serviços.
Observação:
Para realizar a operação inversa, acesse: Menu → Cadastros → Serviços → Selecione o serviço → Transformar em produtos.Como transformar produtos simples em variações
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Para tornar seus produtos simples em variações, acesse Menu → Cadastros → Produtos.
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Agora, localize os produtos simples e Selecione-os. A seguir, acesse Mais Ações e clique em Transformar em variações.
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Você poderá escolher entre Criar novo produto pai para essas variações que selecionou anteriormente ou Utilizar produto pai existente no seu cadastro de produtos.
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Ao selecionar Criar novo produto pai e clicar em Continuar , será criado o produto pai com a descrição inicial dos produtos que selecionou, preencha os campos: Descrição , Código (SKU) , Origem , NCM , Preço de Venda , Unidade e GTIN/EAN.
Após informar dos dados do produto pai, clique em Salvar produto.
Se selecionou a opção Utilizar produto pai existente , após clicar em Continuar , no campo Produto , busque pelo produto já cadastrado em sua conta. Depois, de localizar o produto, clique em Selecionar produto.
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O próximo passo, será definir as Variações para cada produto. As colunas que pedirem preenchimento, deverão ser preenchidas de acordo com a variação deste produto em sua respectiva coluna.
Após definir as variações, clique em Salvar. Pronto, seus produtos simples foram transformados em variações.
Atenção!
Para que a transformação de produtos simples em variações funcione perfeitamente, é necessário que os produtos estejam em uma estrutura bem definida, conforme o exemplo: Produto pai: Raquete de tênis Variação: Raquete de tênis - Vermelha (a variação precisa estar cadastrada com o nome do produto pai + espaço + o traço + a variação).A descrição das variações será alterada conforme coluna Nova descrição.
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Para transformar variações em produtos simples, acesse Menu → Cadastros → Produtos.
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Localize o produto do tipo variação usando o campo de Pesquisa ou acesssando a aba Variações.
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Agora que localizou o produto pai, acesse o Menu de contexto do produto pai e clique em Tornar produto simples.
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Ao clicar em Confirmar todas as variações vinculadas a esse produto se tornarão produtos simples.
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Para localizar os produtos simples, você pode acessar a aba Simples ou utilizar o campo de Pesquisa para encontrar o produto.
Para importar ou exportar produtos via planilha, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Exportar produtos para planilha ou Importar produtos de uma planilha.
Observações:
- Para importar produtos para o Tiny, é necessário organizar os dados em uma planilha, de acordo com o layout do Tiny. O arquivo com o layout padrão para importação de produtos pode ser acessado em Início → Ferramentas → Importações → Produtos.
- Após realizar a exportação de produtos do sistema, todos os produtos serão exportados para uma planilha. Pode-se optar pela exportação dos dados em dois formatos: excel (xls) ou arquivo texto separado por vírgulas (csv).
Para exportar composições de kits via planilha, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Exportar composição de kits para planilha.
Para importar composições de kits via planilha, acesse a ajuda Importar composição de kits.
Observação:
Após realizar a exportação de produtos do sistema, todas as composições de kits serão exportadas para uma planilha. Pode-se optar pela exportação dos dados em dois formatos: excel (xls) ou arquivo texto separado por vírgulas (csv).
Para exportar a estrutura de produtos fabricados via planilha, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Exportar estrutura de fabricados para planilha.
Para importar a estrutura de produtos fabricados via planilha, acesse a ajuda Importar produtos fabricados.
Observação:
Após realizar a exportação de produtos do sistema, todas as estruturas de produtos fabricados serão exportadas para uma planilha. Pode-se optar pela exportação dos dados em dois formatos: excel (xls) ou arquivo texto separado por vírgulas (csv).
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Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Reajustar preço dos produtos.
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A seguir, será exibida uma tela com as opções de Filtros para listar os produtos , onde poderá ser informado o novo preço e quais produtos terão seus preços reajustados.
Observação:
Para trabalhar com o reajuste, é possível filtrar os produtos por parte da descrição e por tags vinculadas aos produtos. Pode-se, também, trabalhar com porcentagem de reajustes e, em alguns e-commerces, atualizar os preços dos produtos da loja virtual a partir dessa tela. -
Ao Localizar os produtos , clique em Informar reajuste para alterar os preços dos produtos.
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Por fim, Selecione os produtos e altere os preços na coluna Novo preço ou opte por alterar os preços dos produtos selecionados utilizando o Reajuste por porcentagem. Não esqueça de Salvar os reajustes informados aos produtos.
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Para realizar o reajuste de preços de produtos por planilha, acesse Início → Ferramentas → Aba Importações e clique no menu Preços dos produtos.
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Neste local, é possível baixar o modelo de planilha de exemplo através da opção Download da planilha de exemplo.
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Depois que a sua planilha estiver com todas as informações necessárias preenchidas, clique em Carregar planilha de preços e realize o upload da planilha desejada.
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Em Buscar produtos por , selecione como os itens serão validados. Posteriormente, em Atualizar preços , selecione se deseja atualizar o preço dos itens ou apenas lista de preços. Caso selecionada essa última opção, será disponibilizado campo para seleção da lista de preço de destino.
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Após importação, clique em Validar arquivo.
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Verifique se as informações foram validadas corretamente e se tudo estiver conforme esperado, clique em Meus dados estão corretos.
-
Ao concluir o processo de atualização, será disponibilizada opção para enviar os preços atualizados para o e-commerce. Se você preferir, poderá realizar o processo posteriormente.
Para imprimir a lista dos produtos em sua conta, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações e clique em Imprimir relatório.
Observação:
Ao imprimir os cadastros de produtos, serão impressos os produtos da listagem que atendem aos filtros aplicados na consulta.
Os produtos Fabricados são aqueles que sua empresa produz e possuem matérias-primas relacionadas a ele.
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Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Incluir Produto.
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Observação:
O cadastro do produto inicia a partir do campo Tipo , selecionando Fabricado os campos do cadastro corresponderão ao tipo do produto selecionado.
A seguir, na aba Dados gerais preencha os campos abaixo:
Descrição | Descreva o nome do produto. |
---|---|
Código (SKU) |
Informe o código de identificação do produto. * Espaços adicionais serão removidos automaticamente ao salvar o produto. |
Origem e NCM | Campos necessários para a emissão de notas fiscais eletrônicas, cujo preenchimento é exigido pelo SEFAZ. Para maior agilidade no preenchimento das notas fiscais, recomenda-se que os mesmos sejam preenchidos diretamente no cadastro do produto, embora também possam ser informados no momento do cadastro da nota fiscal. Se desejar pode definir um NCM e Origem padrão para os produtos, para isso acesse Cadastros → Configurações → Configurações do Cadastro de Produtos. |
Tipo | Selecione o tipo do produto a ser cadastrado. |
Unidade | Informe a unidade corresponde ao produto. Ex:(UN,Pç,Kg...) |
Tipo do item | Deve-se selecionar o tipo do item, caso utilize o módulo de SPED. |
Ainda na aba Dados gerais , na seção Expedição cadastra-se o GTIN do produto, identifica-se a localização desse produto no estoque físico e as informações do peso.
Na seção Estoque , informe a quantidade em estoque do produto, definindo a Quantidade atual, Mínima e Máxima.
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Na aba Dados complementares , pode-se incluir dados sobre o produto como: Categoria, Marca, Tabela de Medidas*, Descrição complementar, Dimensões da embalagem, Imagens e anexos, Tags, Informações tributárias e Informações adicionais.
Observações:
Tabelas de Medidas* são utilizadas para algumas categorias do Mercado Livre. Você poderá cadastrá-las ao digitar no campo e clicar em "+ Criar tabela" ou ainda em Configurações → Cadastros → Tabelas de Medidas. Essa informaçãos erá enviada com o anúncio do produto.
Em Categorização são informadas as categorias dos produtos. Ao clicar na Lupa será localizado as categorias já inclusas em sua conta, para remover a categoria de um produto, basta clicar sobre o botão.As instruções de como trabalhar com árvores de categorias, estão disponíveis na ajuda Categorias dos produtos.
Observação:
Com a utilização de categorias em seus produtos, as mesmas podem servir como opção de filtro nos relatórios de controle de estoques (Entradas e Saídas de Estoque, Saldos em Estoque, Produtos com Maior Circulação e Produtos sem Movimentação), localizados em Suprimentos → Relatórios → Controle de estoques. Além disso, pode se utilizar dessa opção de filtro no relatório de Vendas, localizado em Vendas → Relatórios → Vendas.Na seção Descrição complementar , as informações inseridas serão exibidas em Propostas comerciais , Pedidos de venda e Descrição do produto no e-commerce. No Menu de formatação é possível adicionar imagens e editar o texto que for cadastrado na Caixa de texto.
Ao clicar no link HTML , é possível editar a descrição complementar incluindo tags HTML de forma manual.
As embalagens são exibidas para seleção, a partir da opção selecionada no campo Tipo embalagem e ao lado no campo Embalagem selecione o modelo correspondente. As medidas de Largura , Altura e Comprimento são automaticamente preenchidas.
Na seção Imagens e Anexos , pode-se adicionar imagens ao cadastro do produto.
A seção de Campos adicionais apresenta campos que têm relação direta com anúncios, como SEO , link do produto (slug) e link do vídeo. Dependendo de sua plataforma de e-commerce, esses campos serão sincronizados ao enviar anúncios. Para visualizar os campos que serão importados/exportados para uma plataforma de e-commerce específica, acesse a documentação de sua integração no Tiny.
Importante:
Os campos de SEO são importantes para que, mesmo com migração de plataforma, as páginas de sua loja permaneçam com o mesmo ranqueamento nas pesquisas do Google.Além disso, é possível adicionar tags ao produto para classificá-los.
Observação:
TAGS DO PRODUTO
- As tags são utilizadas para classificação do produto. Você pode adicionar Grupos de Tags e para cada grupo, Tags diferentes, por exemplo: Tag: HP pertencente ao Grupo de Tag: Marca. Para incluir tags, você pode clicar em "Editar Tags".
-
Em Ficha técnica é possível adicionar atributos específicos ao seu produto.
Ao clicar em Sugerir atributos , visualizará uma lista de atributos que podem ser atribuídos a este produto.
-
Na aba Anúncios apresenta configurações e dados relacionados aos anúncios do produto nas plataformas de e-commerce.
Neste local, você visualiza a lista dos anúncios criados nas diferentes plataformas de e-commerce para o produto, apresentando os identificadores, a situação e o histórico das atualizações.
- O marcador na cor verde indica que os anúncios foram criados com sucesso no e-commerce, informando a data e hora.
- O marcador na cor amarela indica que os anúncios ainda não foram enviados.
- O marcador na cor vermelha indica que houve erro no envio dos anúncios.
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Na aba Produção , você pode criar produtos compostos. No campo Gerar produção , selecione entre as opções: Sim ou Não , referente a geração de ordem de produção, sendo Sim é exibida a seção Etapas de produção.
Em Estrutura , deve se adicionar os componentes do produto. Na seção Etapas de Produção , informe os processos efetuados na produção do produto.
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Na aba Preços , caso trabalhe com listas de preços é possível definir a qual listas este produto irá fazer parte.
As instruções para trabalhar com listas de preços, estão disponíveis na ajuda Listas de preços.
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Em Custos , informe os valores de custo do produto, para isso acesse Informar novo preço de custo.
Observação:
Essa opção de controle de custos do produto, é exibida somente para quem tiver a extensão DRE instalada na conta. -
Na aba Outros , pode-se inserir dados referentes ao fabricante do produto nos campos: Fabricante , Código no Fabricante e Unidade por caixa.
Em Informações tributárias adicionais , preencha os campos abaixo:
GTIN/EAN tributável Caso realize o controle dos produtos, por caixa,lote, fardo preencha esse campo com o GTIN/EAN tributável. Unidade tributável e Fator de conversão Estes campos são referentes a nota de exportação. Código de Enquadramento IPI Código presente no regulamento do IPI. Valor do IPI Fixo Deve ser preenchido conforme tabela de incidência do imposto sobre produtos industrializados. Classe enquadramento do IPI Deve ser preenchido apenas se os produtos forem bebidas ou cigarros. Em Observações gerais sobre o produto pode-se descrever informações gerais do produto para exibição interna.
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Ao final, clique em Salvar.
Os produtos do tipo Matéria-prima são aqueles utilizados para a produção dos seus produtos fabricados.
-
Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Incluir Produto.
-
Observação:
O cadastro do produto inicia a partir do campo Tipo , selecionando Matéria-prima os campos do cadastro corresponderão ao tipo do produto selecionado.
A seguir, na aba Dados gerais preencha os campos abaixo:
Descrição | Descreva o nome do produto. |
---|---|
Código (SKU) |
Informe o código de identificação do produto. * Espaços adicionais serão removidos automaticamente ao salvar o produto. |
Origem e NCM | Campos necessários para a emissão de notas fiscais eletrônicas, cujo preenchimento é exigido pelo SEFAZ. Para maior agilidade no preenchimento das notas fiscais, recomenda-se que os mesmos sejam preenchidos diretamente no cadastro do produto, embora também possam ser informados no momento do cadastro da nota fiscal. Se desejar pode definir um NCM e Origem padrão para os produtos, para isso acesse Cadastros → Configurações → Configurações do Cadastro de Produtos. |
Tipo | Selecione o tipo do produto a ser cadastrado. |
Unidade | Informe a unidade corresponde ao produto. Ex:(UN,Pç,Kg...) |
Tipo do item | Deve-se selecionar o tipo do item, caso utilize o módulo de SPED. |
Ainda na aba Dados gerais , na seção Expedição cadastra-se o GTIN do produto, identifica-se a localização desse produto no estoque físico e as informações do peso.
Na seção Estoque , informe a quantidade em estoque do produto, definindo a Quantidade atual, Mínima e Máxima.
-
Na aba Dados complementares , pode-se incluir dados sobre o produto como: Categoria, Marca, Tabela de Medidas*, Descrição complementar, Dimensões da embalagem, Imagens e anexos, Tags, Informações tributárias e Informações adicionais.
Observações:
Tabelas de Medidas* são utilizadas para algumas categorias do Mercado Livre. Você poderá cadastrá-las ao digitar no campo e clicar em "+ Criar tabela" ou ainda em Configurações → Cadastros → Tabelas de Medidas. Essa informaçãos erá enviada com o anúncio do produto.
Em Categorização são informadas as categorias dos produtos. Ao clicar na Lupa será localizado as categorias já inclusas em sua conta, para remover a categoria de um produto, basta clicar sobre o botão.
As instruções de como trabalhar com árvores de categorias, estão disponíveis na ajuda Categorias dos produtos.
Observação:
Com a utilização de categorias em seus produtos, as mesmas podem servir como opção de filtro nos relatórios de controle de estoques (Entradas e Saídas de Estoque, Saldos em Estoque, Produtos com Maior Circulação e Produtos sem Movimentação), localizados em Menu → Suprimentos → Relatórios → Controle de estoques. Além disso, pode se utilizar dessa opção de filtro no relatório de Vendas, localizado em Menu → Vendas → Relatórios → Vendas.Na seção Descrição complementar , as informações inseridas serão exibidas em Propostas comerciais , Pedidos de venda e Descrição do produto no e-commerce. No Menu de formatação é possível adicionar imagens e editar o texto que for cadastrado na Caixa de texto.
Ao clicar no link HTML , é possível editar a descrição complementar incluindo tags HTML de forma manual.
As embalagens são exibidas para seleção, a partir da opção selecionada no campo Tipo embalagem e ao lado no campo Embalagem selecione o modelo correspondente. As medidas de Largura, Altura e Comprimento são automaticamente preenchidas.
Na seção Imagens e Anexos , pode-se adicionar imagens ao cadastro do produto.
A seção de Campos adicionais apresenta campos que têm relação direta com anúncios, como SEO , link do produto (slug) e link do vídeo. Dependendo de sua plataforma de e-commerce, esses campos serão sincronizados ao enviar anúncios. Para visualizar os campos que serão importados/exportados para uma plataforma de e-commerce específica, acesse a documentação de sua integração no Tiny.
Importante:
Os campos de SEO são importantes para que, mesmo com migração de plataforma, as páginas de sua loja permaneçam com o mesmo ranqueamento nas pesquisas do Google.Além disso, é possível adicionar tags ao produto para classificá-los.
Observação:
TAGS DO PRODUTO
- As tags são utilizadas para classificação do produto. Você pode adicionar Grupos de Tags e para cada grupo, Tags diferentes, por exemplo: Tag: HP pertencente ao Grupo de Tag: Marca. Para incluir tags, você pode clicar em "Editar Tags".
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Em Ficha técnica é possível adicionar atributos específicos ao seu produto.
Ao clicar em Sugerir atributos , visualizará uma lista de atributos que podem ser atribuídos a este produto.
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Na aba Anúncios apresenta configurações e dados relacionados aos anúncios do produto nas plataformas de e-commerce.
Neste local, você visualiza a lista dos anúncios criados nas diferentes plataformas de e-commerce para o produto, apresentando os identificadores, a situação e o histórico das atualizações.
- O marcador na cor verde indica que os anúncios foram criados com sucesso no e-commerce, informando a data e hora.
- O marcador na cor amarela indica que os anúncios ainda não foram enviados.
- O marcador na cor vermelha indica que houve erro no envio dos anúncios.
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Na aba Preços , caso trabalhe com listas de preços é possível definir a qual listas este produto irá fazer parte.
As instruções para trabalhar com listas de preços, estão disponíveis na ajuda Listas de preços.
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Em Custos , informe os valores de custo do produto, para isso acesse Informar novo preço de custo.
Observação:
Essa opção de controle de custos do produto, é exibida somente para quem tiver a extensão DRE instalada na conta. -
Na aba Outros , pode-se inserir dados referentes ao fabricante do produto nos campos: Fabricante, Código no Fabricante e Unidade por caixa.
Em Informações tributárias adicionais , preencha os campos abaixo:
GTIN/EAN tributável Caso realize o controle dos produtos, por caixa,lote, fardo preencha esse campo com o GTIN/EAN tributável. Unidade tributável e Fator de conversão Estes campos são referentes a nota de exportação. Código de Enquadramento IPI Código presente no regulamento do IPI. Valor do IPI Fixo Deve ser preenchido conforme tabela de incidência do imposto sobre produtos industrializados. Classe enquadramento do IPI Deve ser preenchido apenas se os produtos forem bebidas ou cigarros. Em Observações gerais sobre o produto pode-se descrever informações gerais do produto para exibição interna.
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Ao final, clique Salvar.
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Para calcular o preço de venda dos kits, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Aba Kits.
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Acesse as opções de Filtros.
No campo Kits com componentes atualizados a partir de informe a data para buscar todos os kits cujo os componentes foram atualizados a partir da data informada no campo anterior. Em seguida, clique em Aplicar.
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Agora, selecione os kits que deseja atualizar, clique no botão Mais ações e depois em Atualizar kits.
Atenção!
Os valores serão recalculados com base nos seus componentes. -
Na janela que será aberta, selecione as informações que você gostaria de atualizar entre as opções Preço de venda, Preço de custo e Peso líquido e bruto.
Ao marcar a opção Preço de venda , será possível inserir o Percentual de desconto sobre somatório dos kits. Também, caso desejar, será possível Utilizar arredondamento inteligente.
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Depois de preenchidas todas as informações solicitadas, clique em Continuar. Desta forma, serão exibidas as informações relacionadas aos kits selecionados anteriormente. Caso você deseje, é possível alterar o Preço e o Preço promocional dos kits.
-
Ao marcar a opção Atualizar preços no e-commerce , ao concluir o processo de atualização, os preços serão atualizados automaticamente nas plataformas selecionadas na janela que será aberta.
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E ainda, é possível atualizar os kits através da opção Preço de Custo , na qual serão atualizados os Preços de Custo e Custo Médio. Além disso, há a alternativa de atualização do Peso Líquido e Peso Bruto.
Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Clique sobre o produto que deseja atualizar. Após isso, clique em Editar.
Observação:
Além da opção diretamente no cadastro do produto, você também pode atualizar o custo dos produtos em Menu → Suprimentos → Notas de Entrada → Clique sobre uma nota que tenha lançamento de estoque → Formação de preços.Agora, na aba Custos é exibido o histórico de custo do produto pra editar algum valor da listagem clique no Lápis . Para informar um novo valor de custo, clique em Informar novo preço de custo.
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Para verificar o histórico de custo do produto, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Clique sobre o produto que desejar. Após isso, clique em Editar.
-
A seguir na aba Custos , visualizará cada mudança de custo que este produto teve.
Atenção!
As alterações de custos podem ocorrer de forma manual ou através da formação de preços, assim mantendo o histórico dos custos em cada período. -
Se precisar adicionar um novo custo acesse a opção Informar novo preço de custo.
O Preço custo , quando alterado através da formação de preços nas entradas de nota fiscal ou em ordens de compra, é formado pelo seguinte cálculo:
Já o Custo médio , quando efetuado através da formação de preços nas entradas de nota fiscal ou em ordens de compra, o seu cálculo é:
Como consultar histórico de compras dos produtos
Para visualizar o histórico de compras dos produtos, acesse Cadastros → Produtos → Menu de contexto (...) do produto → Visualizar histórico de compras.
Na janela que será exibida, será possível visualizar o Fornecedor, Código no fornecedor, Valor unitário, Quantidade, Documento, Data da compra, Código(SKU) e GTIN/EAN.
Caso você deseje, será possível gerar uma Ordem de Compra a partir do registro exibido na listagem do histórico. Para isso, basta clicar no botão Gerar ordem de compra.
Acesse Cadastros → Produtos → Menu de contexto (...) do produto → Visualizar histórico de vendas.
O que são variações?
As variações servem para definir variantes de um mesmo produto base, como, por exemplo: cor, tamanho, etc. As variações são, muitas vezes, referenciadas como Stock Keeping Units (SKU's), ou Unidades de Manutenção em Estoque. Desta forma, no cadastro do produto são exibidas as variações e, no estoque, diferentes itens, que são controlados e vendidos individualmente.
Instale a extensão Variações nos produtos
Para instalar a extensão Variações nos produtos , acesse Menu → Início → Extensões do Tiny → Seção Cadastros e clique sobre Variações nos produtos.
Após isso, clique em Instalar e Confirme a instalação da extensão.
Cadastre as suas variações no Tiny
Para cadastrar suas variações no Tiny, acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Configurações de Variações de Produtos.
Observação:
Outra maneira de incluir variações é através da importação de planilhas de produtos, as instruções encontram-se na ajuda Importar planilha de produtos.A seguir, clique em Incluir variação de produtos.
Agora, no campo Nome informe a descrição da variação a ser incluída. Abaixo, em Valor adicione os tipos de variações.
Após isso, clique em Salvar.
Como trabalhar com variações em um produto
Aos produtos novos para incluir variações, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Incluir Produto → Selecione Tipo Com Variações → Aba Variações. Para produtos já cadastrados, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Pesquise pelo produto → Clique sobre o mesmo → Editar → Acesse a aba Variações.
Inicia-se buscando ou cadastrando o Tipos de variações (Ex.: Tamanho, Cor) e informe qual é a característica da Variação do produto, (Ex.: P, M, G). Para excluir um tipo de variação deve-se clicar na Lixeira . Havendo a necessidade de incluir mais níveis, acesse a opção Adicionar outro nível de variação.
Conforme são adicionados níveis de variações, são acrescentadas características ao produto, gerando os itens com todas as combinações. Para excluir uma variação, deve-se clicar noao lado de cada item gerado.
Observação:
Pode-se incluir até 5 níveis de variações diferentes, cada uma com suas características.Pode-se cadastrar antecipadamente os níveis de variações, para isso acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Configurações de Variações de Produtos.
Para editar variações através da listagem produtos
- Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Pesquise pelo produto → Clique sobre a variação do produto.
- Ao Abrir o item → Clique no botão azul ao lado da variação → Edição rápida.
Atenção!
O campo Descrição na variação, não pode ser alterado. Pois, é composto do nome do produto pai, mais o nome do SKU.Editando variações entrando no cadastro do produto
- Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Clique sobre o produto → Aba Variações → Editar → Seção Grade das variações e clique no Lápis .
Atenção!
Novos níveis de variação podem ser adicionados apenas na inclusão do produto. Na edição, apenas variações podem ser adicionados aos níveis cadastrados na inclusão. Caso necessite incluir novos níveis de variação, você pode clonar o produto atual.Para acessar os dados do cadastro do produto Filho , clique em.
Observação:
Através do cadastro do produto Filho é possível alterar Dados gerais, Dados complementares, Preços, Custos, Observações e dados no E-commerce.Edição de informações a partir do produto Pai
Ao editar informações diretamente a partir dos produtos Pai, existe a possibilidade de replicar as mesmas informações para todas as variações, caso necessário.
Para isso, ao editar o produto e clicar em Salvar , será exibido menu lateral onde você poderá marcar quais dados deseja replicar, podendo escolher entre Preço de venda, Preço promocional, Preço de custo, Unidade, Peso e volume, Embalagem e dimensões, Localização, Descrição complementar e Tags.
Observação:
O preço de custo somente poderá ser atualizado caso a conta não possua a extensão do DRE ativa. Caso contrário, não será possível atualizar o custo das variações a partir do produto pai.Também, caso você não desejar visualizar novamente essas opções, selecione a opção Não exibir novamente.
Imprimir etiquetas das variações
- Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Clique sobre a variação do produto.
- Na tela a seguir, acesse o menu de contexto da variação e clique sobre Imprimir etiquetas.
- Também, é possível imprimir etiquetas acessando aba Variações → Marque o produto → Mais → Imprimir etiquetas.
- A seguir, no campo Quantidade informe a quantidade de etiquetas a serem impressas e após isso, clique em Imprimir etiquetas.
Observação:
Ao marcar a opção Quantidade obtida através do estoque atual , no campo Quantidade será automaticamente preenchido com a quantidade de estoque dos produtos.Excluir variação dos produtos
- Acesse o Cadastro do produto → Aba Variações → Editar e clique para excluir a variação.
Atenção!
Ao excluir todas as variações que pertencem a um determinado produto, essas deixam de estar vinculadas ao mesmo. Podendo assim, ter o estoque controlado e outras operações de um produto normal.-
Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Localize os produtos que desejar unificar ou os procure utilizando o campo de busca → Selecione na barra lateral → Mais → Unificar cadastros.
Atenção!
Ao unificar um cadastro, os produtos selecionados serão excluídos e será criado um novo produto. -
A seguir, é preciso que defina as informações do novo produto. Após isso, clique em Aplicar Mudanças.
Observação:
O histórico de movimentação dos produtos unificados será mantido no novo produto, e pode ser visualizado acessando Suprimentos → Controle de Estoque.
Para realizar o cadastro de marcas que poderão ser utilizadas nos produtos cadastrados em sua conta e, também, realizar alguns filtros através das mesmas.
- Acesse Configurações → aba Cadastros → Configurações de marcas de produtos.
- Para incluir novas marcas, clique no botão Incluir marca.
- Além disso, neste local, é possível verificar as marcas já cadastradas em sua conta. Ao clicar sobre as mesmas, será possível realizar a edição da descrição da marca.
- Também, caso deseje realizar a exclusão de alguma marca, basta marcá-las e depois, clicar em Excluir marcas.
-
Para realizar as configurações dos atributos, acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Configurações de Atributos de Produtos.
-
A seguir, clique em Incluir atributo.
-
Agora, no campo Nome informe a descrição do atributo. Ao lado, em Campo equivalente no produto selecione a opção equivalente a esse atributo.
-
Ao final, clique em Salvar.
Observação:
Caso no campo Campo equivalente no produto tenha selecionado a opção Nenhum , no momento de vincular o atributo no cadastro do produto poderá preencher o campo manualmente. As instruções de como vincular atributos estão disponíveis na ajuda Vincular atributos aos produtos no Tiny.
-
Acesse Menu → Cadastros → Produtos e clique sobre o Produto que deseja realizar o mapeamento de atributos.
-
Ao acessar o cadastro do produto, na aba Ficha Técnica , localize a seção Atributos. No campo Atributo informe o nome de um dos atributos já cadastrados no Tiny. Ao lado, em Valor será automaticamente preenchido.
Após realizar o vínculo dos atributos, clique em Salvar.
Observações:
- O campo Valor deverá ser preenchido manualmente, se no cadastro do atributo no campo Campo equivalente no produto tenha selecionado a opção Nenhum.
- A opção Sugerir atributos busca pela categoria informada no cadastro do produto, sugestões de atributos já vinculados a outros que pertencem a mesma categoria.
-
Ao enviar este produto para o e-commerce, caso os atributos não estejam preenchidos, uma mensagem de erro será mostrada e os atributos poderão ser editados em Editar atributos.
Atenção!
Atualmente, os atributos dos produtos são sincronizados, apenas, para as plataformas: Mercado Livre, Americanas Marketplace, Anymarket, VTEX, Google Shopping, Shopee, Netshoes, Carrefour, GPA, Leroy Merlin e Kabum.-
Inativar Produtos
A função de Inativar produtos tem como objetivo não exibir estes produtos na inclusão de vendas. Para inativar seus produtos, acesse Menu →Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações e clique em Inativar produtos.
Observação:
- Ao inativar produtos, estes não serão exibidos para realização de vendas.
- Os anexos dos produtos inativos possem excluídos acessando ferramentas → gerenciar anexos, utilizando o filtro produtos excluídos.
-
Ativar produtos
Para ativar os seus produtos, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Filtro Inativos → Selecione os produtos → Mais e clique em Ativar produtos.
Observação:
Ativando os produtos novamente em sua conta, os mesmos poderão serão listados em suas vendas.
-
Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Marque todos os produtos e clique em Enviar para o e-commerce.
-
Agora, para enviar a lista completa dos produtos presentes na aba Todos , clique em Selecionar os 100 produtos correspondente a essa pesquisa.
Observação:
A quantidade de produtos correspondentes varia conforme o número de produtos na aba selecionada.A seguir, selecione a plataforma em que os produtos serão enviados. Também, é possível selecionar as opções Atualizar estoque no e-commerce e Parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado.
-
No momento em que clicar em Enviar , seus produtos serão enviados ao e-commerce.
Preço Promocional
A funcionalidade preço promocional permite informar um preço diferente no produto cadastrado, quando se trata de uma promoção (De R$, por R$). Ele é utilizado em pedidos de venda ou notas fiscais, podendo também ser enviado para os e-commerces.
-
Primeiramente, é necessário que adicione a extensão Preço promocional em sua conta. Para isso, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny → Seção Cadastros e clique sobre a extensão Preço promocional.
-
Agora, clique em Instalar. Após isso, Confirme a instalação da extensão em sua conta.
-
Após adicionar a extensão Preço promocional , acesse o cadastro de Produtos → Clique sobre o produto que deseja → Editar → Informe o Preço promocional.
-
Na listagem de cadastro de produtos, na coluna Preço é possível visualizar o preço promocional do produto.
Configurar listas de preços com preço promocional
-
Acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Listas de preços.
-
Agora, clique sobre a Lista de preço e Informe o preço promocional do produtos.
Enviar produto ao e-commerce com preço promocional
-
Para enviar produto com preço promocional ao e-commerce, acesse Menu →Cadastros → Produtos → Clique no menu de contexto ao lado do nome do produto → Enviar para e-commerce.
- Na tela a seguir, ao clicar em Avançar são exibidas as informações referentes ao produto e entre elas o preço promocional em Preço de venda. Para concluir o envio do produto ao e-commerce, clique em Enviar.
Observação:
- Para enviar apenas os preços, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os itens que deseja enviar → Mais ações e clique em Enviar preços para o e-commerce.
Observação:
Esta ação enviará somente os preços.Quando um produto possui preço promocional, este é o preço que será considerado nas vendas (Pedidos e Notas).
- Para incluir um pedido de venda, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Incluir pedido.
- A seguir, preencha as informações da venda, selecione a Lista de preço e Adicione o produto na venda.
Saiba como trabalhar com o controle de lotes e validades de produtos
Para isso, acesse a ajuda Controle de Lotes e Validades de Produtos.
Saiba como trabalhar com tags nos produtos
Para isso, acesse a ajuda Tags.
Trabalhar com número de volumes no cadastro de produtos
Adicionar extensão
- Para adicionar a extensão Cálculo Automático de Volumes , acesse Menu → Início → Extensão do Tiny → Seção Cadastros e clique em Número de Volumes de Produtos.
- A seguir, clique em Instalar e Confirme a instalação da extensão em sua conta.
Adicionar número de volumes no produto
Ao incluir um produto novo ou acessar o cadastro dos produtos já existentes em sua conta, na aba Dados gerais , acesse na seção Dimensões e peso e no campo Nº de volumes informe a quantidade de volumes do produto.
Observação:
A quantidade de volumes nos pedidos de venda e notas fiscais são calculados automaticamente pelo sistema, multiplicando o número de volumes informado no cadastro do produto pela quantidade do item na venda.Saiba como os campos de SEO do cadastro de produtos podem ajudar na visibilidade dos seus produtos no Google. Para isso, acesse a ajuda campos de SEO.
Lista de integrações para trabalhar com preço promocional
As integrações abaixo permitem a utilização do preço promocional:
Envio de produtos
- Tray Corp
- Tray
- JetNeo
- Vtex
- Magalu
- Loja Integrada
- Magento (versão 1)
- Plugg.To
- Americanas Marketplace
- WooCommerce (versão 3+)
- Xtech
- Shopify
- OpenCart
Atualização de preços
- Tray Corp
- Tray
- JetNeo
- Vtex
- Magalu
- Loja Integrada
- Magento (versão 1)
- Plugg.To
- Americanas Marketplace
- WooCommerce (versão 2)
- WooCommerce (versão 3+)
- Xtech
- Shopify
- OpenCart
Observação:
Para as integrações que não estão citadas na lista acima, os preços promocionais são enviados para o campo preço, pois através da documentação disponível, apenas a atualização de um campo é permitida.
-
Para gerar o relatório de preços de produtos, acesse Cadastros → Relatórios → Relatório de Preços de Produtos.
-
Agora, utilize as opções de filtros para gerar o relatório. Após isso, clique Gerar.
Observação:
Para gerar o relatório somente com os produtos que possuem preços promocionais, é necessário marcar a opção Exibir apenas produtos em promoção.
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