Tiny - Integração Tiny com o Magento
A integração do Tiny com o Magento permite que pedidos realizados no Magento sejam automaticamente importados em sua conta no Tiny, permitindo agilidade na emissão de notas fiscais e no controle de estoques.
Recursos disponíveis
Receber pedidos | ✔ |
Receber produtos | ✔ |
Enviar produtos | ✔ |
Enviar estoque | ✔ |
Enviar preços | ✔ |
Sincronizar situação | ✔ |
OMS | ✔ |
Configurando a integração
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Acesse o Painel de administração da sua loja Magento.
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No menu System , opção WebServices , deve ser criado um papel ( Role ou SOAP/XML-RPC - Roles ).
Na tela a seguir, acesse Add new role para criar o papel que deve ser vinculado ao usuário.
No campo Role Name , informe a descrição. Abaixo, deve-se informar a senha do administrador e após salve no botão Save role.
Agora em Role resources , atribua todas as funções no campo Resource Access. Após isso salve em Save role.
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Ainda no painel de administração da sua loja Magento. Para criar o usuário, acesse menu System , opção WebServices , deve ser criado um usuário ( Users ou SOAP/XML-RPC - Users ).
A seguir, acesse no botão Add New User , para incluir o usuário.
Preencha os Dados referentes ao usuário e após salve no botão Save User.
Observações:
- Current Admin Password: deve informar a senha do administrador do painel de administração da sua loja Magento.
- API Key: informe a senha de acesso ao usuário que esta cadastrando.
- API Key Confirmation: repita a senha do usuário informada no campo "API Key".
Após ter salvo o usuário, deve vincular o mesmo ao papel de administrar, realizado no Passo 2. Para isso, acesse User role e marque a opção Admin e salve em Save User.
- Para iniciar a configuração no Tiny, acesse menu → início → integrações .
Observações:
Caso já possua integrações configuradas em sua conta, elas serão exibidas e indicadas da seguinte forma:- Ativa: Indica que a integração foi realizada com sucesso e encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, ou seja, a loja não estará disponível para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
- Não conectada: Indica que a configuração ainda não foi realizada.
Somente as integrações Ativas serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
- Clique em adicionar integração, busque por Magento e clique em instalar.
- Na aba integração, campo nome informe o nome da integração no Tiny.
- Na seção autenticação , preencha os campos abaixo:
Clique em testar configurações para validar as credenciais de login.URL da loja Neste campo, informe a URL da sua loja virtual. Versão Selecione a versão da sua plataforma, Magento 1 ou Magento 2. Usuário e Senha Os campos Usuário e Senha devem ser cadastrados no Magento, específico para essa integração. -
Em configurações , defina os seguintes campos abaixo:
Regras de estoque
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione umas opções disponíveis para atualização do estoque, sendo elas: não atualizar, enviar saldo físico (estoque total) ou enviar saldo disponível (estoque total considerando a reserva de estoque). Depósito a ser considerado na integração Selecione o depósito padrão para: importar pedido, importar produtos e enviar estoque. Estoque mínimo Selecione umas das opções disponíveis para envio da informação de produtos com estoque mínimo ao e-commerce: enviar para quantidade mínima para exibir produto como disponível (min_qty), enviar para quantidade mínima para notificar estoque baixo (notify_stock_qty) ou não enviar. Observação:
O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão depósitos de estoque instalada.Sincronização de produtos
Enviar imagens dos produtos ao sincronizar Selecione umas das opções disponíveis para que as imagens do produto, no Tiny, sejam enviadas para o e-commerce. Enviar imagens do produto pai nas variações Habilite essa opção para que ao enviar um produto para o e-commerce, as imagens do produto pai sejam enviadas para as variações que não possuem imagens. Ao importar produtos Selecione umas das opções disponíveis para que o Tiny receba, em cadastro de produto, as imagens dos produtos importados do e-commerce. Enviar categoria na atualização do produto Habilite essa opção para que a categoria do produto seja enviada ao atualizar os produtos já existentes no e-commerce. Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o código (SKU) Habilite essa opção para que o código SKU do produto do produto seja importado para o Tiny, ao atualizar os produtos. Envio e importação de produtos com variações (beta) Habilite essa opção para que os produtos com variações sejam enviados e importados. * Configuração válida apenas para loja virtual com versão igual ou superior a 2.3
Atualizar o produto em todos os escopos Habilite essa opção para que os produtos sejam atualizados em todos os store modes. * Configuração válida apenas para loja virtual com versão igual ou superior a 2.3
Sincronização de pedidos
Sincronização automática de pedidos Habilite essa opção para utilizar o recurso de OMS na integração com seu e-commerce. Saiba mais sobre o recurso em OMS. Importar valor do frete nos pedidos Habilite essa opção para importar o valor do frete na importação dos pedidos. Importar forma de recebimento nos pedidos Habilite a opção para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba formas de recebimento. Importar campo "shipping_description" como: Selecione entre as opções transportadora ou transportadora + prazo de entrega para definir o local da informação. Importar transportadora ou forma de frete Habilite essa opção para que a forma de frete de transportadora seja importada para o Tiny. Shipping Carrier para envio de código de rastreio Preencha esse campo para que o código de rastreio do Tiny seja enviado para a loja virtual. * Esta informação é obtida no campo Shipping Carrier da sua loja virtual.
Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado Habilite este parâmetro para que o código de rastreio seja automaticamente enviado para a plataforma sempre que a situação do pedido for alterada para Enviado. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos. Destino dos pedidos importados Selecione como as vendas serão importadas, se como Pedidos de venda ou Notas fiscais. * Selecione a opção Pedidos de venda caso utlize a funcionalidade OMS
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos Habilite este campo para que o nome do cliente, ao importar os pedidos, será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome. Importar campo COMPANY quando cliente for pessoa jurídica Habilite essa opção para que o campo "company" seja importado para o Tiny sempre que o cliente for pessoa jurídica. Quando desabilitado, as informações importadas serão os campos firstname e lastname.
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos Habilite essa opção para que o endereço do cliente seja preenchido no Tiny, ao importar os pedidos, de acordo com a opção escolhida * Escolhendo a opção Sempre, o CEP sempre será validado junto ao Correios para preenchimento do endereço do cliente. Assim, os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce serão ignorados.
Adicionar o endereço do cliente nas observações da venda Habilite esta opção para adicionar o endereço do cliente nas observações da venda, ao importar o pedido do e-commerce. Inclui observação no pedido do Magento com o número da nota fiscal ou venda Habilite essa opção para que os números da nota fiscal ou da venda sejam incluídos na observação do pedido. Enviar e-mail, através da plataforma, ao enviar rastreamento ao Magento Habilite essa opção para que, ao enviar o rastreamento para a plataforma, um e-mail seja enviado. Notificações por e-mail
Enviar e-mail de entrega ao alterar a situação no Tiny para entregue Habilite esse parâmetro para que, sempre que um pedido for alterado para a situação entregue no Tiny, um e-mail será enviado de forma automática, conforme layout estabelecido nas configurações da expedição. Configurações adicionais
Envio de dados da NFe Selecione esta opção para enviar os dados na NFe ao e-commerce. Para envio manual consulte maiores informações em Enviar dados da NFe ao e-commerce (Manual). Layout da mensagem do envio de dados da NFe Preencha a caixa de texto para configurar a mensagem do envio de dados da NFe. Observação:
As informações enviadas pelo campo envio de dados da NFe são: XML da NFe, chave de acesso da NFe, data de envio, número, série e CFOP do primeiro item da NFe. -
Na aba dados fiscais, selecione a informação natureza de operação para venda nesta integração. A natureza selecionada será atribuída de forma padrão na importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a nota fiscal através do pedido importado.
Observação:
Você pode habilitar ou desabilitar o campo definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS. Habilitando esse campo, você poderá selecionar uma natureza de operação específica, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte. - Na aba campos personalizados, caso sua loja virtua possua essas informações, preencha os campos que serão importados com os pedidos ou produtos, conforme as descrições do e-commerce.
Atenção!Estas informações somente devem ser preenchidas se a sua loja virtual foi alterada para incluir as mesmas.
Se você não efetuou alterações na sua loja para incluir as informações apresentadas, deixe-as em branco.
- Na aba gestão de preços, defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce:
- Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
- Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais. Ao definir essa regra, siga a configuração de precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
- Conforme lista de preços: utiliza de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace. Ao definir essa regra, no campo lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços a ser considerada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar em listas de preços.
- Na aba categorias, relacione as categorias de produtos no Tiny com as categorias do e-commerce, assim os produtos já serão enviados nas categorias mapeadas previamente.
Categorias já cadastradas serão apresentadas em categoria no Tiny. Adicione o código da categoria no e-commerce clicando no botão configurar categoria no e-commerce
Observações:
- Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, verifique as instruções para inclusão de categorias em como cadastrar categorias de produtos.
- As instruções para vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em como cadastrar um produto simples.
- Na aba situações, é possível relacionar a situação dos pedidos no e-commerce com as respectivas situações no Tiny, assim como o fluxo da sequência das situações no Tiny.
Adicione as situações presentes no e-commerce, clicando em adicionar situações padrão.
Para adicionar novas situações, clique em adicionar mapeamento de situação.
Para alterar a situação de um pedido para uma situação anterior à atual, habilite o campo permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações, assim, por exemplo, um pedido enviado poderá voltar para a situação preparando Envio.
Em situações personalizadas, é possível adicionar filtros personalizados que serão exibidos na listagem dos pedidos do e-commerce, além dos status padrões, que já são preenchidos automaticamente.
Para adicionar novos filtros preencha os campos código da situação, descrição da situação e confirme a inclusão do filtro personalizado.
Observação:
Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso a situação não esteja configurada, o pedido importado terá a situação em aberto atribuída.
- Na aba formas de recebimento, pode-se relacionar as formas de recebimento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de recebimento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas no Tiny com as mesmas informações da plataforma.
Ao habilitar o parâmetro importar forma de recebimento nos pedidos, será possível relacionar as formas de pagamento presentes em sua plataforma com os respectivos destinos no Tiny. Para isso, clique em adicionar forma de recebimento.
A seguir, no campo de forma de recebimento, selecione a forma de recebimento do Tiny a ser relacionada com a da integração. No campo código na integração, clique sobre o botão relacionar forma de recebimento e selecione a forma de recebimento de sua plataforma que corresponderá à do Tiny.
Se a forma de recebimento correspondente não for exibida, é possível buscar por pedido que possua a mesma forma de recebimento selecionada para realizar o relacionamento ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código.
Observação:
Ao adicionar as formas de recebimento selecionadas, o Tiny busca as formas já configuradas em sua conta. Para informações de como cadastrar as formas de envio, acesse Formas de Recebimento.Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.
No campo forma de recebimento padrão, defina a forma de recebimento que será utilizada sempre que o pedido importado não possua nenhuma forma relacionada. - Na aba formas de frete, pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.
Para isso, no campo forma de envio e forma de frete, selecione as formas que deseja mapear.
Em código na integração, clique no botão relacionar forma de frete. E, na listagem exibida, selecione a forma de envio correspondente em sua plataforma.
Se a forma de frete correspondente não for exibida, é possível obter por pedido que possua a mesma forma de frete selecionada para realizar o relacionamento ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código. Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.
Para adicionar novas formas de frete, clique em adicionar.
Observações:
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas, o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta. Para cadastro de novas formas de envio, consulte formas de envio.
- Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda mapear formas de frete Frenet.
- Na aba custos, são definidos os custos de comissão cobrados pelos pedidos do marketplace. Defina se a base de cálculo da comissão irá considerar o valor total da venda ou o total da venda sem o frete.
-
Não esqueça de Salvar as configurações.
Recebendo produtos do e-commerce no Tiny
- Para importar os produtos cadastrados em sua loja virtual, acesse menu → cadastros → produtos → receber do e-commerce.
- Selecione sua loja virtual no campo integração e clique em avançar. Os campos importados são os seguintes:
- Altura embalagem
- Código (SKU)
- Código da categoria no e-commerce
- Comprimento embalagem
- Descrição
- Descrição complementar
- Descrição para SEO
- Estoque atual
- GTIN
- GTIN Embalagem
- Imagens
- Keywords para SEO
- Largura embalagem
- NCM
- Peso bruto
- Peso líquido
- Preço de venda
- Preço promocional
- Slug
- Título para SEO
- Variações
- Selecione quais anúncios deseja importar todos os anúncios, apenas anúncios novos ou anúncio individual.
Observação:
Para localizar o anúncio individual, será necessário preencher o campo identificador do anúncio.- Defina as opções de atualização dos produtos: atualizar todos os dados do produto ou apenas dados não preenchidos, atualizar preço dos produtos já existentes, atualizar o estoque, atualizar imagens ou preencher dados fiscais (NCM, origem, unidade), sendo possível preencher informações padrão para esses campos, que serão utilizadas para produtos novos e produtos que não possuam dados fiscais.
- Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em importar.
Observação:
- A opção criar exceções de preços será exibida se a regra de preço da integração for definida conforme lista de preços. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados. Saiba mais em listas de preços.
- Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "interromper" a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
- Com a ação interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
Recebendo pedidos do e-commerce no Tiny
- Para importação dos pedidos acesse menu → vendas → pedidos do e-commerce
- Ou, acesse menu → vendas → pedidos de venda → receber do e-commerce.
- Na aba da loja virtual, selecione os pedidos e clique em receber.
Vale lembrar que é possível filtrar os pedidos por situação e por período.
Observações:
- Os pedidos serão importados para o Tiny, em Pedidos de Venda ou Notas Fiscais, conforme a opção selecionada no campo destino dos pedidos importados na configuração do e-commerce no Tiny.
- Para as vendas que são realizadas em modo visitante, caso os campos customer_taxvat e cpfcnpj estiverem vazios, o CPF será considerado através do campo billing_address.vat_id.
- Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em cadastros → clientes e fornecedores.
Enviando produtos para a integração
-
Acesse menu → cadastros → produtos.
Observação:
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Selecione um ou mais produtos para envio e clique em enviar para o e-commerce.
- Selecione sua loja Magento, no campo plataforma.
- Marque atualizar estoque no e-commerce e parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado, se desejar que estas ações sejam realizadas.
- Clique em avançar e valide se os produtos estão com as informações corretas. A seguir, são apresentados os dados de envio dos produtos, por exemplo: identificador, descrição, código (SKU), preço e estoque.
- Clique em enviar para concluir o envio dos produtos..
Campos enviados:
- Altura embalagem
- Código (SKU)
- Código da categoria principal no e-commerce
- Comprimento embalagem
- Descrição
- Descrição complementar
- Descrição para SEO
- Estoque atual
- Estoque mínimo
- GTIN
- Imagens
- Keywords para SEO
- Largura embalagem
- NCM
- Peso bruto
- Preço de venda
- Preço promocional
- Slug
- Título para SEO
- Variações
Observações:
- Ao enviar produtos do tipo Kit do Tiny, as estruturas dos itens não são enviadas, sendo enviados apenas como produtos simples.
- Produtos que possuem variações, somente serão exportados se o parâmetro envio e importação de produtos com variações estiver ativo na configuração do Magento no Tinye para versões a partir da 2.3.
- A categoria do produto é enviada somente para produtos novos.
- As configurações adicionais dos produtos que estão sendo sincronizados, realizadas na interface de administração da sua loja, serão sobrescritas pelas configurações atuais destes produtos em sua conta no Tiny.
- Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda enviar produtos em lote ao e-commerce.
Sincronizando a situação dos pedidos
Atenção!
Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para pedidos de venda e realizado o mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize-as com o auxílio da ajuda configurando a integração.-
Acesse menu → vendas → pedidos do e-commerce → selecione a loja virtual → marque os pedidos que já foram enviados e clique em sincronizar situação.
Observação:
Ao sincronizar situação, o status presente em situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
Gerenciando o preço dos produtos no Tiny e atualizando na plataforma
1. Acesse menu → cadastros → produtos → mais ações → reajustar preços dos produtos.Será exibida uma janela informativa com o resultado da atualização de preços no e-commerce.
Enviando estoque dos produtos no Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Localize o produto a ser enviado e clique em menu de contexto (...) → enviar estoque para o e-commerce.
- Selecione sua loja Magento, no campo plataforma.
- Defina se serão enviados os saldos físico ou disponível dos produtos e clique em selecionar.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código (SKU) e estoque. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Enviando o preço dos produtos no Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Localize o produto a ser enviado e clique em menu de contexto (...) → enviar preços para o e-commerce.
- Selecione sua loja Magento, no campo plataforma.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código (SKU) e preço. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Enviando o código de rastreio para a plataforma
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento é preciso identificar o transportador, Correios ou Transportadora, no pedido ou nota fiscal. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e, por fim gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a expedição.- Acesse início → vendas → expedição.
- Adicione o filtro por forma de envio e selecione a forma de envio correios → aba concluídas → menu de contexto (...) → enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação:
Ao enviar o código de rastreio, a forma de frete também é enviada e os pedidos são marcados como Enviados. - Ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado à plataforma.
Observação:
Ao enviar o código de rastreio utilizando o Magento 1, a plataforma irá disparar um e-mail automático para o seu cliente, informando o rastreio do objeto despachado.Enviando dados da chave de acesso ao e-commerce
Observação:
Somente a chave de acesso é enviada à plataforma, sendo necessário que a nota fiscal esteja autorizada no Sefaz para o envio das informações ocorrer com sucesso.Envio pela expedição
- Acesse início → vendas → expedição, adicione o filtro agrupamentos e selecione a visualização visão por pedidos e em no filtro por forma de envio, selecione transportadora.
- Localize o nº de expedição, clique no menu de contexto (...) e selecione enviar chave de acesso para o e-commerce.
Envio pelas notas fiscais
- Acesse início → vendas → notas fiscais, na aba emitidas, selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce → mais ações → enviar dados da NFe para e-commerce.
Módulo Magento Connect
- O Tiny permite que você instale em sua loja o módulo disponibilizado no Magento Connect e/ou na tela de configuração da integração da sua conta no Tiny com o Magento (menu → início → integrações → adicionar integração → Magento).
- A utilização desse módulo em sua loja virtual, permite a configuração para que a compra finalizada em sua loja pelo cliente, ou quando a fatura/invoice de venda forem gerados, a venda seja automaticamente exportada diretamente para a sua conta no Tiny.
- A utilização do módulo Magento Connect permite a importação automática dos pedidos, quando eles forem incluídos ou faturados na loja virtual.
Informações adicionais
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse menu → início → integrações. Busque pela integração desejada, clique no menu de contexto (...) → excluir todos os anúncios no Tiny. Lembramos que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
- Ao importar o desconto do Magento, não será considerado o segmento de cliente cadastrado no Tiny.
- O Tiny utiliza a forma de frete indicada na loja virtual para gerar o código de rastreio das vendas importadas.
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