Melhor Envio - Meu objeto chegou avariado ao destinatário. E agora?
Cada transportadora parceira do Melhor Envio possui um procedimento diferente para avaria.
Ocorrências de avaria possuem indenização para a maioria dos envios (com algumas exceções em casos de fretes feitos com declaração de conteúdo).
Ao longo do artigo descrevemos os procedimentos de cada uma delas.
Indenização de avaria com a Azul Cargo Express
Para casos de avaria com a Azul Cargo Express o ideal é que o recebedor confira a integridade da carga no momento da entrega, a carga avariada será coletada para análise.
Caso isso não ocorra a transportadora aceita solicitação de indenização por avaria em até 7 dias corridos após a entrega do objeto.
Essa solicitação deve ser feita mediante apresentação de fotos do produto e da embalagem avariados.
Sendo a avaria da embalagem, é necessário a foto da caixa de modo que apareça exatamente como chegou. Siga o mesmo processo caso esteja com o produto avariado e a embalagem não esteja danificada .
Será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento. Nós iremos intermediar a ocorrência com a transportadora.
Em casos como este, a carga avariada pode ou não ser coletada para análise.
Oriente o destinatário a não descartar tanto os produtos, quanto a embalagem. A transportadora poderá coletar os objetos para análise.
O pagamento de indenizações é feito em torno de 90 dias após a constatação da avaria. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.
Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.
Indenização de avaria com a Buslog
Para casos de avaria com a Buslog o ideal é que o recebedor confira a integridade da carga no momento da entrega.
Caso seja constatada a avaria no produto, o cliente deve realizar uma ressalva ao entregador, informando a descrição e quantidade dos itens avariados, além de recusar o recebimento da encomenda.
A Buslog não aceita reclamações de avaria após a entrega ter sido concluída. Por isso é imprescindível que os destinatários sejam orientados a conferir a carga no momento da entrega.
Se o envio foi recebido por um porteiro e a avaria não pôde ser identificada no ato da entrega a Buslog dá até 3 dias corridos para que a reclamação de sinistro seja feita.
Nestes casos é necessário entrar em contato com nosso time de atendimento para que possamos intermediar a ocorrência com a transportadora.
O pagamento de indenizações é feito em torno de 90 dias após a constatação da avaria. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.
Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.
Caso tenha dúvida a respeito de ocorrências de extravio, furto, roubo ou violação acesse o artigo Tenho direito a indenização pela Buslog?.
Indenização de avaria com os Correios
Com os Correios, existe a possibilidade de indenização por avaria caso a transportadora considere que a embalagem e o acondicionamento da carga eram adequados para o transporte após realizar a análise.
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Avaria parcial constatada durante o transporte
Quando os Correios identificam a avaria parcial do objeto durante o transporte (quando o volume ainda não chegou ao destinatário), o objeto é encaminhado para a agência mais próxima ao local de destino. O destinatário deve comparecer até a unidade para decidir se aceita ou não o objeto.
Ao ir até a agência, se o destinatário não quiser aceitar o objeto, é necessário realizar a recusa e solicitar o documento de auto de irregularidade.
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Avaria total constatada durante o transporte
Quando os Correios identificam a avaria total do objeto durante o transporte, a carga passa pelo processo de análise e é encaminhada para o setor de descarte da transportadora.
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Avaria constatada após a entrega
Quando a avaria (parcial ou total) é identificada pelo destinatário após a entrega ter sido realizada, é necessário reportar a situação ao nosso time de atendimento.
Nós registramos um PI (Pedido de Informação) no sistema dos Correios com o objetivo de solicitar a análise de avaria à transportadora.
Caso o pedido de análise seja aceito pelos Correios, ocorre uma visita técnica no endereço do destinatário para verificar as condições da carga e se a indenização é procedente ou não.
Se após a análise for identificado que a carga sofreu avaria total, os Correios devem reintegrar o objeto ao fluxo postal e encaminhá-lo para refugo (descarte).
A indenização é confirmada através da resposta dos Correios ao PI. Ela leva 30 dias para ser processada após a confirmação. Já o pagamento da indenização por parte dos Correios é de até 45 dias após o período de processamento.
O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.
Indenização de avaria com a Jadlog
Para casos de avaria com a Jadlog o ideal é que o recebedor confira a integridade da carga no momento da entrega.
Caso a avaria seja constatada após a conclusão da entrega, será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento em até 7 dias corridos após a finalização da entrega. Nós iremos intermediar a sua ocorrência com a transportadora.
Para iniciar o procedimento de indenização por avaria com a Jadlog o Melhor Envio precisará que você deve peça ao destinatário a ressalva feita no ato da entrega, fotos do objeto e da embalagem e oriente-o a não descartar tanto os produtos, quanto a embalagem. A transportadora irá coletar os objetos para análise.
O pagamento de indenizações é feito entre 90 e 120 dias após a constatação da avaria. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.
Importante: a Jadlog realiza indenização por avaria para objetos enviados com nota fiscal. Cargas enviadas com declaração de conteúdo não tem cobertura de seguro para avaria.
Caso tenha dúvida a respeito de ocorrências de extravio, furto ou roubo acesse o artigo Tenho direito a indenização pela Jadlog?.
❓ Meu envio foi feito com declaração de conteúdo pela Jadlog. Não tenho direito a indenização?
Não.
A Jadlog determina em sua política de serviços que indenizações para envios feitos com declaração de conteúdo não possuem cobertura de seguro para avarias.
A indenização só é feita em ocorrências de extravio, violação e furto/roubo. Para esses casos também há um teto indenizatório de R$ 1.000,00.
Esta informação é apresentada no momento da geração da etiqueta de frete.
Ao realizar um frete com qualquer transportadora, o ideal é orientar o seu cliente a sempre abrir o pacote transportado na frente do entregador; sinalizando assim qualquer divergência no ato da entrega.
Cada transportadora possui uma tratativa no caso de avarias, a seguir você pode verificar como proceder.
Maiores detalhes podem ser conferidos no artigo Como funciona o envio com declaração de conteúdo na Jadlog?.
Indenização de avaria com a LATAM Cargo
A LATAM Cargo aceita solicitação de indenização por avaria somente no ato da entrega. Não são aceitas reclamações posteriores, sendo necessário fazer recusa da entrega e indicar que é devido a avaria.
São passíveis de compensação financeira por avaria tanto envios com nota fiscal quanto com declaração de conteúdo, contando que cumpram a instrução de recusa de recebimento.
O pagamento de indenizações é feito em torno de 90 dias após a constatação da avaria. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.
Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.
Indenização de avaria com a Via Brasil
A Via Brasil aceita solicitação de indenização por avaria somente no ato da entrega quando a caixa possui sinais de dano. Não são aceitas reclamações posteriores, sendo necessário fazer recusa da entrega e indicar que é devido a avaria.
O prazo de indenização da transportadora é em torno de 25 dias úteis. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.
Maiores detalhes
Para reduzir as chances do seu produto chegar avariado recomendamos a leitura do artigo do nosso blog Embalagem no E-Commerce: como enviar o seu produto ou a conferência do vídeo Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? | Melhor Envio.