Tiny - Módulo de Vendas - Separação
O módulo de separação é responsável por organizar seus pedidos e notas fiscais em uma mesma tela a fim de facilitar seu processo de busca pelos itens em seu estoque, agilizando o envio dos produtos aos seus clientes.
Também é possível efetuar a embalagem das suas vendas a serem enviadas, ou seja, a conferência final dos itens da venda com a separação efetuada.
Passo a passo
Instalando a extensão
- Acesse a loja de extensões do Tiny em Menu → Início → Extensões do Tiny.
- Busque por Separação, no campo pesquisa.
- Clique em Instalar para confirmar a instalação da extensão.
Enviar vendas para separação
Para iniciar o processo de separação indique quais são os Pedidos de Venda ou Notas Fiscais que deverão ser separados.
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Acesse Menu → Vendas.
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Clique sobre o módulo Pedidos de venda ou Notas Fiscais ;
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Selecione os pedidos ou notas que deseja separar;
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Acesse o botão Mais Ações e clique em Enviar para separação ;
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Após você enviar os pedidos ou notas para a separação, eles ficarão identificados por seu marcador.
Entenda o módulo de Separação
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Acesse Menu → Vendas → Separação.
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No módulo de Separação , serão listados os Pedidos de Venda e Notas Fiscais , conforme as abas descritas a seguir:
- Aguardando separação : serão listadas somente as vendas que não foram separadas;
- Em separação : são listadas as vendas que estão em processo de separação no momento;
- Separadas : são listadas as vendas que já foram separadas;
- Embaladas : encontram-se as vendas que foram separadas e após passaram pelo processo de embalagem;
Observação:
No menu de filtros, você poderá filtrar pela data em que os produtos foram enviados para separação ou pela data dos pedidos como também pela forma de envio ao cliente. Além disso, há a opção de filtro por E-commerce e Canal de venda.
Separar produtos das vendas
- A lista de pedidos para separação está disponível em Menu → Vendas → Separação → aguardando separação.
- Clique em separar pedidos (ctrl+s) para separar todos os pedidos que aguardam a separação.
Observação:
Para separar apenas alguns pedidos, selecione os desejados e clique em separar pedidos. - Escolha a forma de visualização da lista de separação de mercadorias:
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- Abrir a lista de separação:
- Altera a situação dos pedidos para "em separação";
- Mostra os produtos, pedidos e notas em uma nova tela;
- Na aba de produtos você pode classificar a Ordenação dos Produtos da seguinte forma: Conforme selecionado na listagem, Localização, Nome do produto ou SKU.
- Aqui você pode marcar os produtos ou pedidos e notas como separados, conforme a separação física dos produtos for acontecendo. Para finalizar clique em concluir. Assim a situação dos pedidos altera para “separado”.
- Imprimir lista de separação:
- Altera a situação dos pedidos para "em separação";
- Imprime a lista de separação conforme a Forma de impressão selecionada: Agrupado por pedidos/notas ou Agrupado por produtos. Você também pode classificar a Ordenação dos itens em: Conforme venda/nota fiscal ou Localização.
- Ao gerar a lista de separação, é possível clicar no botão de Imprimir (ctrl+enter) e selecionar o layout desejado entre normal e térmica não fiscal, conforme sua impressora.
- Com a lista de separação impressa, você pode fazer a separação física e manual dos produtos no seu estoque.
- Marcar como separado:
- Altera a situação dos pedidos para "separado";
- Selecione esta ação para concluir o processo de separação, caso tenha feito a separação manualmente dos produtos através da lista de separação impressa.
- Abrir a lista de separação:
Atenção:
- Para que os produtos do tipo kit permaneçam agrupados, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas. Localize a seção Expedição e Logística e em Configurações da Separação, desabilite a opção Substituir kits pelos seus componentes na separação e embalagem dos produtos. Por padrão, o parâmetro será habilitado e os produtos do kit serão desmembrados.
- Lembrando que para que o kit se mantenha agrupado na separação é necessário que eles estejam também agrupados no pedido de venda. Para isso selecione Não em Menu → Configurações → Aba e-commerce → Configurações gerais → substituir kits pelos seus componentes nas integrações via API e nas importação do e-commerce.
- Via Notas Fiscais, os kits ficarão desmembrados, respeitando a nota.
Efetuar embalagem
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Para iniciar o processo de Embalagem de todas as suas vendas já separadas, basta acessar a aba Separadas e clicar em Embalar pedidos (ctrl + e). Caso prefira embalar algumas vendas em específico, selecione-as e clique na ação Embalar pedidos.
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Na tela a seguir, é possível escolher entre Embalar por pedido ou Embalar por produto.
Ao escolher Embalar por pedido , informe o Número do pedido. Com o auxílio de um leitor específico, você pode fazer a leitura de código de barras do número do pedido impresso e, na tela a seguir, clique em Iniciar embalagem (enter).
Na sequência, é exibida a identificação da venda e os itens que a compõem. Para conferir os itens, no campo Produto os mesmos podem ser localizados pela descrição do produto, código (SKU) ou GTIN/EAN , permitindo que se faça a leitura de código de barras dos produtos com auxílio de um leitor específico.
Observação:
Os leitores de códigos de barras realizam a busca pelo GTIN/EAN apenas quando este tiver 13 dígitos (tamanho do código de barras completo, incluindo seu dígito verificador). Para isso, é necessário que o código de barras esteja inserido no campo GTIN/EAN, no cadastro de produtos.
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Existe também, a possibilidade de Localizar os produtos pelo Número de série. Esta ação grava o número de série informado na nota fiscal pendente, gerando a rastreabilidade do produto separado com aquele constante na nota fiscal.
É importante ressaltar que o produto precisa ter recebido o número de série na entrada da nota fiscal de compra, assim consegue-se localizar o produto corretamente.
Atenção!
Para localizar os itens pelo número de série, é necessário informar todo número de identificação. -
Após localizar o item, o mesmo será identificado como um item lido.
Atenção!
Ao ler o item e a quantidade for maior que o número de itens presentes no pedido, será exibida uma mensagem de alerta, assim como, ao ler itens que não se encontram presentes no pedido. -
Ao finalizar a leitura do pedido, é possível imprimir a Etiqueta de transportadora (ctrl + e) , a Etiqueta de volumes (ctrl + o) e também Atualizar a quantidade de volumes (ctrl + a) da venda.
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Se você escolheu embalar todos os pedidos da listagem, clicando em Embalar próximo pedido (ctrl + enter) , o ciclo será reiniciado para uma nova conferência.
Ao final da conferência, clique em Voltar para listagem e assim encontrará seus pedidos embalados na aba Embaladas.
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Ao concluir o processo de embalagem, na aba Embaladas serão listadas as vendas que já estão prontas para serem enviadas para expedição. Essa ação pode ser realizada através do Menu de contexto da venda, clicando em Enviar para expedição. Para enviar as vendas em lote para expedição selecione-as e clique em Enviar para expedição.
As etiquetas de Envio (Transportadora ou Correios) e Volumes , também podem ser impressas através do Menu de contexto de cada venda. Para realizar a impressão em lote, basta selecionar as vendas, clicar em mais ações e escolher o tipo de impressão a ser realizada.
Para gerar notas fiscais das vendas já embaladas, basta clicar no Menu de contexto (...) de cada venda, e após em Gerar nota fiscal. Também pode ser realizado em lote, selecionando as vendas e clicando na opção Gerar notas fiscais em lote.
Com as notas emitidas, poderá realizar a impressão da DANFE das notas, acessando o Menu de contexto (...) da venda e clicando em Imprimir DANFE.
É possível configurar a impressão automática da DANFE ao finalizar o processo de embalagem, seja a impressão da DANFE no layout Simplificado ou Padrão. Para isso, realize a configuração acessando Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações da Separação e no campo Imprimir automaticamente ao finalizar embalagem selecione a opção DANFE. Abaixo, no campo Layout para impressão automática da DANFE , selecione a opção de impressão desejada Simplificado ou Padrão.
Observação:
A emissão automática somente será disponibilizada caso você utilize a integração com o PrintNode. Saiba mais sobre o PrintNode.
Realizar o envio das vendas separadas para a expedição
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Ao concluir a separação, pode-se acessar a aba Separadas ou Embaladas , selecionar as vendas e clicar na ação Enviar para expedição.
Atenção!
Pode-se enviar para a expedição vendas em qualquer estágio da separação, não sendo pré-requisito estarem separadas ou embaladas.Vale ressaltar que, serão enviadas para a expedição, aquelas vendas que estiverem com a opção Enviar para expedição , marcadas como Sim , no pedido de venda ou na nota fiscal.
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Ao enviar as vendas para expedição, será adicionado um marcador em cada venda.
Informações relacionadas
Como configurar o módulo de separação
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Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Separação.
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Abaixo, segue a explicação de cada configuração:
Envio para a separação Escolha de qual maneira será realizado o envio das vendas para a separação. Imprimir automaticamente ao finalizar embalagem Defina o que será impresso automaticamente ao finalizar a embalagem na separação, entre as opções: DANFE ou Etiqueta de envio. Caso não tenha interesse em trabalhar com esse modo de impressão automática, desmarque todas as opções.Observação: esse parâmetro somente será exibido se você tiver o PrintNode integrado a sua conta. Saiba mais na ajuda PrintNode. Layout para impressão automática da DANFE Defina o layout de impressão da DANFE, entre as opções: Padrão , Simplificado ou Etiqueta.Observação: esse parâmetro somente será exibido ao habilitar a impressão automática na conclusão das embalagens. Imprimir observações internas da venda na separação Ao Habilitar essa opção, sempre que o campo Observações internas estiver preenchido, as informações deste campo serão exibidas na impressão da separação. Exibir imagem do produto na impressão da separação Ao Habilitar essa opção, ao realizar a impressão na separação junto com a descrição do produto será exibida a imagem presente no cadastro do produto.Observação: No caso de produtos com variações, se o produto filho não tiver imagem cadastrada, a imagem do produto pai será utilizada na impressão. Imprimir código de barras do GTIN na separação Ao Habilitar essa opção, o GTIN dos produtos terá o seu código de barras gerado e exibido juntamente com o produto, facilitando a leitura através da lista de separação. Reservar lotes automaticamente ao separar pedidos Ao Habilitar essa opção, quando imprimir a separação ou abrir a lista de separação é exibido o lote relacionado. Saiba mais na ajuda Reservar lotes automaticamente ao separar pedidos (beta).Observação: Essa opção somente será exibida caso você utilize o Controle de Lote e Validades em sua conta. Permitir a autorização da nota fiscal ao separar pedidos Ao Habilitar essa opção, ao concluir o processo de separação dos pedidos, o Tiny solicitará se você deseja realizar a autorização da nota fiscal na Sefaz. Permitir criar e concluir expedições ao iniciar embalagem de pedidos Caso você opte por Habilitar este parâmetro, será possível criar e concluir as expedições para as formas de envio vinculadas às vendas separadas. Permitir autorização da nota fiscal ao concluir embalagem Ao Habilitar essa opção, a nota fiscal será automaticamente autorizada ao finalizar a embalagem do pedido. Confirmar número de volumes ao término da embalagem Para validar o número de volumes ao finalizar o processo de embalagem, Habilite esta opção. Lembramos que essa validação é realizada apenas para embalagem individual ou por pedido. Separador entre pedidos na impressão térmica Selecione qual formato de separação será utilizado ao realizar a impressão da separação no layout de impressoras térmicas.
Configurar e incluir marcadores na separação
Configurar marcadores
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Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações dos marcadores na Separação.
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A seguir, clique em Incluir marcador.
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Informe o Nome para o marcador e atribua uma Cor de identificação deste marcador. Após isso, clique em Salvar.
Incluir marcadores na separação
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Após configurar, acesse Menu → Vendas → Separação.
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Agora, localize a venda que vai receber o marcador, acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda e clique em Marcadores.
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Para incluir o marcador, basta inserir a descrição no campo Marcadores e clicar em Salvar.
Informações adicionais
É possível filtrar e localizar as vendas na separação de acordo com os marcadores vinculados às mesmas.
Para isso, basta aplicar o filtro pelo marcador o qual deseja localizar, acessando Filtro → Marcador → selecione o marcador desejado e clique em Aplicar.
Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos marcadores na Separação.
Agora, selecione o marcador desejado e clique em Excluir marcadores.
Configurar impressão das etiquetas de separação
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Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.
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Na opção Etiqueta padrão para separação , será possível realizar as seguintes configurações:
Modo de impressão Defina o modo de impressão como Página ou Bobina. Orientação Selecione a orientação da etiqueta no momento da impressão, entre as opções: Retrato ou Paisagem. Dimensões das etiquetas Defina as dimensões das etiquetas utilizadas. Incluir modelo Caso tenha a necessidade de incluir um modelo de etiqueta personalizado, clique em Incluir modelo. Layout da etiqueta Selecione o layout da etiqueta entre as seguintes opções: Padrão ou Personalizado. Conteúdo da etiqueta O Conteúdo da etiqueta pode ser personalizado, se na opção anterior o layout escolhido foi Personalizado. Saiba como Personalizar o conteúdo das etiquetas. -
Após realizar as configurações, clique em Salvar.
Imprimir separação
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Para imprimir os produtos na separação, acesse o Menu de contexto ao lado da identificação da venda e clique em Imprimir separação.
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A seguir, escolha a forma de impressão entre as opções: Agrupado por pedidos/notas ou Agrupado por produtos. Ao selecionar a opção Agrupado por produtos , ainda poderá escolher a ordenação da impressão entre as opções: Conforme selecionado na listagem , Localização , Nome do produto ou SKU.
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Após selecionar a forma de impressão, clique em Imprimir.
Você também pode imprimir a separação em impressoras térmicas. Para isso, selecione a opção Agrupado por pedidos/notas na forma de impressão e, na tela a seguir, no campo Layout , selecione a opção Térmica não fiscal. Agora, clique em Imprimir ou utilize o atalho do teclado (ctrl + enter).
Observações:
- Outra opção é a visualização da tela de impressão em outra página, para isso clique na opção Abrir em outra página.
Imprimir etiquetas da separação
A impressão das etiquetas da separação tem como objetivo organizar os grandes volumes no módulo de separação. Assim, fica facilitada a localização de pedidos conforme transportadora e expedição.
A etiqueta é impressa respeitando também a quantidade de volumes que está no cadastro de produtos, bem como as informações de notas/pedido, destinatário, forma de envio.
Para imprimir as etiquetas, siga os passos abaixo:
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No módulo de Separação , selecione as vendas que deseja realizar a impressão e clique em Imprimir etiquetas de separação.
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A seguir, no campo Número de etiquetas a serem ignoradas informe o número a ser ignorado caso haja necessidade.
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Finalize o processo de impressão ao clicar no botão Imprimir.
Gerar nota fiscal a partir da separação
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Para gerar a nota fiscal na separação, acesse o Menu de contexto (...) ao lado da identificação da venda e clique na opção Gerar nota fiscal.
Outra opção disponível, é a geração de notas fiscais em lote. Para isso, selecione as vendas e clique em Gerar notas fiscais em lote.
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Ao gerar a nota fiscal a partir da separação, as vendas ficarão identificadas por um marcador.
Imprimir etiquetas de envio a partir da separação
É possível realizar a impressão de etiquetas de envio diretamente pela Separação. Para isso, você pode seguir as orientações abaixo:
Acesse o Menu de contexto (...) ao lado da identificação da venda e clique na opção Imprimir etiqueta.
Para imprimir as etiquetas em lote, basta selecionar as vendas, clicar em mais ações e após no botão Imprimir etiquetas de envio .
Observação:
O nome do botão de impressão poderá variar, uma vez que o mesmo será exibido conforme a forma de envio selecionada na venda que está sendo separada. Por exemplo: caso os pedidos sejam enviados pelos Correios, então, o botão será exibido como Imprimir etiqueta dos Correios.O mesmo ocorrerá para todas as formas de envio, podendo ser: Correios, Mercado Envios, Americanas Entregas, Olist, Magalu Entregas, JadLog, Melhor Envio e Transportadoras.
Atenção!
Essa opção encontra-se disponível apenas para vendas que já foram enviadas ou listadas em algum agrupamento na expedição.Reservar lotes automaticamente ao separar pedidos
Através da ativação do parâmetro nas configurações da Separação para Reservar lotes automaticamente ao separar pedidos é possível verificar os lotes nos seguintes momentos:
- Ao acessar Menu → Separação → Menu de contexto (...)→ Embalar pedido , é possível conferir o lote do produto que deve ser separado.
- Ao acessar Menu → Separação → Menu de contexto (...) → Informar lotes dos produtos , o usuário pode escolher qual lote do produto será enviado.
- Ao acessar Menu → Separação → Menu de contexto (...) → Imprimir separação , será informado o lote que deve ser separado.
- Ao acessar Menu → Separação → Menu de contexto (...)→ Separar pedido , será informado o lote para a separação, independente se o usuário escolher a separação por pedido ou por produto.
Observação:
Essa rotina apenas será disponibilizada caso você utilize o Controle de Lote e Validades. Saiba mais na ajuda Lotes e Validades.Como automatizar o processo de separação
Para tornar a separação mais ágil, disponibilizamos parâmetros de automatização do envio de pedidos, são eles: Enviar pedido para separação automaticamente ao aprovar pedido, ao salvar a nota fiscal e ainda, ao autorizar a nota fiscal. Eles estão disponíveis para configuração em Menu → Configurações → aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Separação.
Desta forma, caso você já utilize o recurso de OMS, após o e-commerce aprovar o pagamento do pedido de venda, o Tiny identifica e importa esse status e já realiza o envio da venda para a separação.
No módulo de separação, você poderá iniciar a sua separação selecionando os pedidos que deseja separar ou acionando o atalho ctrl + s.
Atenção!
Ao realizar separação através do atalho ctrl + s, todos os pedidos pendentes serão incluídos, mesmo que não constem na primeira página.Dica:
Você pode filtrar por e-commerce e canal de venda para realizar a separação.Ao concluir a separação dos produtos, o Tiny irá questionar se você “Deseja autorizar as notas fiscais vinculadas a estas operações?” se sim, clique em “autorizar notas (ctrl + enter)”.
E ainda, caso as notas não tenham sido geradas, há a opção de “Gerar notas fiscais para pedidos que não possuem”. Desta forma, em uma única tela, você terá as notas geradas e autorizadas no Sefaz e seus produtos já estarão prontos para embalagem.
Para iniciar a embalagem dos seus produtos você pode clicar no botão superior direito “embalar pedidos” ou adicionar o atalho “ctrl + e”.
Antes do processo ser iniciado o Tiny irá questionar se você “Deseja criar e concluir agrupamentos de expedição para os pedidos a serem embalados”? Se sim, clique em “continuar (ctrl + enter)”. Desta forma, não será necessário criar expedições e gerar PLPs manualmente em outra tela do sistema, pois o Tiny irá realizar este processo para você.
Após a criação das expedições ou a continuidade da embalagem, um pop-up será aberto, exibindo as duas opções para embalagem:
- Embalar por pedido: um pop-up será exibido solicitando o número do pedido ou número da nota ou número da chave de acesso que você deseja embalar. Após isso, clique em “iniciar embalagem (enter)”. Serão exibidos os itens daquele pedido e os mesmos estarão disponíveis para a leitura. Após ler todos os itens, um pop-up para atualização de volumes será exposto.
- Embalar por produto: todos os produtos serão listados e conforme é realizada a leitura, as quantidades de cada item são preenchidas.
Dica:
A leitura pode ser realizada utilizando um coletor ou buscando pelo produto na barra de pesquisa e clicando em enter.Ao finalizar a leitura de todos os produtos, o Tiny irá exibir as seguintes opções:
- Imprimir DANFE (ctrl + D): um pop-up será exibido solicitando o número do pedido ou número da nota ou número da chave de acesso que você deseja embalar. Após isso, clique em “iniciar embalagem (enter)”. Serão exibidos os itens daquele pedido e os mesmos estarão disponíveis para a leitura. Após ler todos os itens, um pop-up para atualização de volumes será exposto.
- Imprimir etiqueta de transportadora (ctrl + E): todos os produtos serão listados e conforme é realizada a leitura, as quantidades de cada item são preenchidas.
- Imprimir etiquetas de volumes (ctrl + O): um pop-up será exibido solicitando o número do pedido ou número da nota ou número da chave de acesso que você deseja embalar. Após isso, clique em “iniciar embalagem (enter)”. Serão exibidos os itens daquele pedido e os mesmos estarão disponíveis para a leitura. Após ler todos os itens, um pop-up para atualização de volumes será exposto.
- Mais ações > Atualizar volumes (ctrl + A): para atualizar a quantidade de volumes.
Observação:
Caso você esteja realizando a embalagem por pedido, será exibido o botão “embalar próximo pedido” que iniciará um novo pop-up para informar o número do próximo pedido a ser separado.Ao finalizar este processo seus pedidos já estarão embalados, com notas fiscais geradas e autorizadas e com expedições criadas. Além disso, todas as etiquetas necessárias para enviar o pedido para o cliente já estarão impressas também.
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