Tiny - Módulo Logístico - Melhor Envio
O Melhor Envio é um gateway logístico que disponibiliza o serviço de cotação de fretes com os Correios e outras transportadoras. Além disso, possibilita a geração de etiquetas e códigos de rastreio.
Pré-requisitos
- Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
- Extensão Melhor Envio instalada
Fluxo de integração
Como funciona a integração do Tiny com o Melhor Envio
Passo a passo
Instalar extensão Melhor Envio
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Inicie adicionando a extensão Melhor Envio em sua conta. Para isso acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.
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Na seção Vendas , adicione a extensão Melhor Envio.
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Agora, clique em Instalar e Confirme a instalação da extensão.
Configurar integração com o Melhor Envio
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Para iniciar a configuração, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Gateways Logísticos.
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Agora, clique em Incluir gateway logístico.
Observação:
É possível utilizar mais de uma conta com o Melhor Envio a partir do Tiny. -
A seguir, no campo Tipo será automaticamente preenchido com o tipo Melhor Envio. Ao lado, no campo Descrição preencha a descrição do gateway que será exibida no Tiny.
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Na seção Configurações de autenticação é necessário que realize o login na sua conta no Melhor Envio. Para isso, clique em Efetuar login.
Informe os seus dados de acesso no Melhor Envio.
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Abaixo, na seção Configurações adicionais defina se na impressão das etiquetas será impresso a Razão social ou o nome Fantasia.
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Agora, Selecione as formas de frete que utilizará nesta integração. Para remover um serviço que não deseja utilizar, clique no botão.
Em seguida, escolha as formas de envio desejadas e clique em Salvar. Com a integração concluída, será cadastrada em sua conta uma forma de envio para cada serviço selecionado.
Observação:
Para visualizar as formas de envio cadastradas, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio.
Cadastrar venda no Tiny
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Para incluir a venda no Tiny, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda e clique em Incluir pedido.
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A seguir, preencha os Dados do pedido e Adicione os itens dessa venda.
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Com os dados da venda preenchidos, clique em Salvar.
Cotação de fretes nos pedidos de venda
Observações:
1 - Para conseguir fazer cotação de fretes no Tiny, é necessário que faça a instalação da extensão Cotação de Fretes, em Menu → Início → Extensões do Tiny → Buscando por: Cotação de Fretes.2 - Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.
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A cotação de frete é realizada através dos pedidos de venda. Para isso, Selecione as vendas e clique em Cotar fretes.
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A seguir, são listados os pedidos selecionados e os dados de embalagem dos produtos. São carregadas as informações do cadastro do produto na seção Dimensões e peso.
Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, você deve preencher manualmente os dados de embalagem, altura e peso para poder realizar a cotação. Após isso, clique em Calcular.
Observação:
O valor que será atribuído ao campo Valor declarado precisa ser configurado em Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição. Mais informações sobre a configuração do valor declarado, acesse a ajuda Como configurar a expedição. -
Agora, para cada venda são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Selecione as formas que melhor se adaptam ao envio dos seus pedidos.
Outra opção é clicar em Marcar as formas de envio mais baratas , assim são selecionadas as opções de envio com o menor preço. Se o campo Atualizar o valor de frete pago pelo cliente estiver marcado, será atribuído o valor cotado no campo Frete pago pelo cliente , dentro do Pedido de venda.
Após concluir o processo de cotação de fretes, clique em Salvar.
Cotação de fretes nas notas fiscais
Observação:
Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.A cotação de fretes através da nota fiscal somente é possível através do módulo Expedição. Para conseguir fazer a cotação, envie a nota fiscal para a expedição e inclua-a em uma expedição. Dentro da expedição, onde através do menu Mais ações , dentro da expedição, terá a opção de calcular preços e prazos.
Observação:
A cotação de fretes é realizada com as formas de frete vinculadas ao serviço dos Correios, Frenet, Jadlog, Melhor Envio e Frete Rápido.Cotação de fretes nas propostas comerciais
Observação:
Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.-
A cotação de frete é realizada através dos propostas comerciais. Para isso, Selecione as propostas e clique em Cotar fretes.
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A seguir, são listados as propostas selecionadoas e os dados de embalagem dos produtos. São carregadas as informações do cadastro do produto na seção Dimensões e peso.
Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, você deve preencher manualmente os dados de embalagem, altura e peso para poder realizar a cotação. Após isso, clique em Calcular.
Observação:
O valor que será atribuído ao campo Valor declarado precisa ser configurado em Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição. Mais informações sobre a configuração do valor declarado, acesse a ajuda Como configurar a expedição. -
Agora, para cada proposta são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Selecione as formas que melhor se adaptam ao envio.
Outra opção é clicar em Marcar as formas de envio mais baratas , assim são selecionadas as opções de envio com o menor preço.
Após concluir o processo de cotação de fretes, clique em Salvar.
Incluir expedição com envio para o Melhor Envio
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Primeiramente, no módulo de Pedidos de venda é necessário Selecionar as vendas que deseja enviar para expedição e acessar o menu Mais ações e clicar em Enviar para expedição.
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Agora, para incluir uma expedição acesse Menu → Vendas → Expedição → Incluir expedição.
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A seguir, adicione os objetos na expedição. Selecione a forma de envio → Marque os objetos e clique em Salvar.
Observação:
Algumas transportadoras solicitam a informação do valor declarado para os agrupamentos que serão enviados. Para fazer isso, acesse o objeto presente na expedição e clique em Editar , no campo Possui valor declarado selecione a opção Sim. Feito isso, será possível definir o valor no campo Valor declarado.
Enviar pedidos e imprimir etiquetas Melhor Envio
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Os pedidos são enviados para o Melhor Envio quando a expedição é concluída. Para isso, clique em Concluir expedição.
Observação:
Somente é possível enviar pedidos com mais de um volume caso os mesmos possuam as mesmas dimensões. -
Com os pedidos recebidos com sucesso no Melhor Envio , a situação da expedição é alterada para Concluída e os dados de rastreamento (código e url) são salvos no objeto.
Para imprimir todas as etiquetas da logística presentes na expedição, clique em Imprimir etiquetas do gateway logístico.
Se precisar imprimir a etiqueta de forma individual, acesse o Menu de contexto ao lado do número de identificação do objeto e clique na opção Imprimir etiquetas do gateway logístico.
A impressão das etiquetas dos pedidos será realizada, mesmo que não haja vínculo com alguma nota fiscal autorizada no SEFAZ.
Observações:
- Se o usuário que realizou a integração da loja com o Melhor Envio tenha crédito na sua Melhor Carteira , será realizada a geração da etiqueta e o pagamento se dará automaticamente com os créditos da carteira.
- Caso Não tenha crédito na sua Melhor Carteira , o sistema informa que não foi possível continuar por falta de crédito, mas as etiquetas ficarão presentes no carrinho dentro da plataforma Melhor Envio , possibilitando o vendedor de continuar o processo e Pagar diretamente na plataforma.
- A quantidade de etiquetas impressas será com base na quantidade de volumes inseridos no objeto através do agrupamento da Expedição.
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O objeto enviado ao Melhor Envio é Identificado com um marcador.
Consultar código de rastreio
Observação:
Para as transportadoras, Total Express e Azul Cargo Express não é retornado código de rastreio. Apenas a URL de rastreamento.-
O código de rastreio pode ser consultado através das vendas, acessando acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Localize a venda.
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Agora, clique sobre o Código de rastreio associado a venda. Assim, será direcionado para o link de rastreamento no Melhor Envios.
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A seguir, são exibidos os Dados de rastreamento do pedido.
Cancelar pedido na logística
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Havendo a necessidade de cancelar um pedido na logística, acesse o módulo Expedição e Clique sobre a expedição desejada.
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Agora, acesse o Menu de contexto ao lado do número de identificação do objeto e clique na opção Cancelar pedido no gateway logístico.
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Após Cancelar pedido no gateway logístico , o mesmo será cancelado no Melhor Envio , sendo assim removido o marcador de identificação.
Observação:
Após o cancelamento do pedido, os dados de rastreamento são automaticamente removidos do pedido e/ou nota fiscal.
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