InfinitePay - O que acontece se meu estabelecimento tiver uma venda contestada?

Chargeback, em bom português, é a contestação que o comprador faz sobre alguma venda. Este cenário pode ocorrer em diversas situações, como, por exemplo, quando o portador do cartão não recebe a mercadoria, a recebe de maneira diferente do acordado ou quando não reconhece aquela transação na fatura. Quando acontece uma contestação, não é possível repassar o valor da venda ao estabelecimento comercial ou abater dos valores, caso já tenha ocorrido sua antecipação.

 

Para que uma contestação ocorra, o portador do cartão questiona a validade da transação junto ao emissor do seu cartão, que pode ou não promover o estorno do valor na fatura do portador. Além disso, o emissor comunica aos integrantes da cadeia de pagamento sobre o ocorrido, possibilitando ao estabelecimento comercial, em alguns casos, fornecer documentos para disputar a contestação e buscar a reversão da contestação.

 

O que fazer para se prevenir?

 

Guarde os comprovantes de interações com o cliente: comprovantes de entrega, comprovantes de cancelamento (caso ocorra), conversas em redes sociais e quaisquer documentos que possam comprovar que o serviço ou produto foi entregue como o prometido.

 

Caso aconteça uma contestação, como resolver?

 

Você pode ver em nosso contrato quais medidas podem ser tomadas, em caso de chargeback. Se a Bandeira aplicar alguma penalidade em favor do portador do cartão, a InfinitePay poderá compensar a cobrança com valores futuros devidos ao estabelecimento.

 

Lembramos que nosso Contrato de Afiliação descreve que a responsabilidade do chargeback é do estabelecimento comercial, conforme cláusula 9.8, sendo que a InfinitePay poderá descontar de repasses futuros os valores de transações contestadas.

 

Se o seu estabelecimento comercial recebeu uma contestação de venda, recomendamos que entre em contato com o comprador para entender melhor sobre o ocorrido e, se for o caso, peça que reconsidere o pedido de chargeback diretamente junto ao emissor. Caso desconfie que o portador tenha agido de má fé, pedimos que nos informe. Assim, podemos trabalhar na prevenção para que situações assim não voltem a ocorrer.

 

Ao ter uma venda contestada, você receberá uma notificação com as informações necessárias em seu e-mail cadastrado com a gente. Por isso, é importante manter as suas informações de contato sempre atualizadas.

 

Para te ajudar, criamos dois posts sobre o tema em nosso blog:

Caso alguma dúvida persista, pode bater um papo com a gente por meio de um dos nossos canais de atendimento.