Tiiny - Módulo de Suprimentos - Estoque
O módulo de controle de estoques permite apurar os reais saldos de produtos em estoque bem como a sua valorização. O estoque permite uma melhor previsibilidade sobre a necessidade de compras nos pedidos com fornecedores.
Um estoque bem gerido também permite melhores vendas, pois o site de e-commerce ou o usuário externo, pode, em tempo real, informar ao cliente a disponibilidade de um produto para a venda.
Conheça os recursos do módulo de controle de estoques
Adicionar a extensão edição de registros de estoque
Dica: Os lançamentos (entrada, saída e balanço) só poderão ser excluídos e editados se a extensão Edição de Registros de Estoque estiver instalada em sua conta. Após instalar, ao clicar no que se encontra ao lado do respectivo lançamento, poderá realizar a exclusão ou editá-lo.
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Acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.
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Na seção Suprimentos , clique sobre a extensão Edição de Registros de Estoque.
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Clique em Instalar e após isso, Confirme a instalação da extensão.
Passos para controlar o estoque
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Acesse Suprimentos → Controle de estoques.
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Use a Pesquisa para buscar por um produto específico ou utilizando as opções de Filtros para buscar os produtos desejados.
Observação:
Nesta tela, você consegue visualizar as quantidades em estoque de cada um dos produtos cadastrados. -
Clique sobre o Produto que você deseja informar ou visualizar detalhadamente as movimentações de estoque.
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Clique em Incluir um lançamento , para movimentar o produto (Entrada, Saída ou Balanço). Nesta tela são exibidos todos os Lançamentos efetuados para o produto selecionado.
Além disso, é possível visualizar os Totais de entradas de estoque do produto, Saídas e o Saldo atual.
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Escolha o Tipo de lançamento e informe a Quantidade referente ao lançamento de estoque. O campo de preço unitário é apenas informativo, se for lançamento de entrada, se refere ao preço de custo e se for saída, ao preço de venda. Salve o lançamento.
Observação:
Para incluir um lançamento de saldo inicial ou corrigir o saldo com uma nova quantidade em estoque escolha o tipo de lançamento Balanço.
Como utilizar a reserva de estoque
As instruções para utilizar a reserva de estoque, estão disponíveis na ajuda Reserva de estoque.
Realizar configuração de estoque
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Acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações de estoque.
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Os campos configuráveis refletem no controle de estoque de entradas e saídas de mercadorias.
Permite estoque negativo Ao selecionar a opção Não - Validar os saldos de todos os depósitos com saldos a considerar , não será permitido lançar estoque de notas fiscais, pedidos de venda e ordens de serviço caso o saldo de algum dos produtos for insuficiente em todos os estoques que consideram saldo. Se escolher a opção Não - Validar o saldo do depósito selecionado na venda , não permitirá lançar estoque de notas fiscais, pedidos de venda e ordens de serviço caso o saldo de algum dos produtos for insuficiente. Para as vendas e notas fiscais, será considerado o depósito selecionado. Para as ordens de serviço, será considerado o depósito padrão. Caso selecione a opção Sim , poderá lançar estoque das vendas, mesmo os produtos não possuindo saldo em estoque. Lançamento de estoque para saídas Ao selecionar a opção Manual , o usuário deverá através do menu de contexto localizado ao lado de cada pedido ou nota fiscal selecionar a opção Lançar estoque. Se escolhida uma das opções de Automático , o sistema fará o lançamento no momento determinado: Ao autorizar a NFe , Ao salvar NFe , Ao salvar o pedido ou Ao marcar pedido como enviado. Se selecionar Ao marcar pedido como enviado e o pedido tiver uma nota fiscal vinculada, o lançamento de estoque ocorrerá pela nota fiscal. Lançamento de estoque para entradas Quando selecionada a opção Manual , o usuário deverá através do menu de contexto localizado ao lado de cada pedido de compra ou nota fiscal de entrada, selecionar a opção Lançar estoque. Se escolhida uma das opções de Automático , o sistema fará o lançamento no momento determinado: Ao autorizar a NFe, Ao salvar NFe ou Ao salvar o pedido. Lançamento de estoque para serviços Quando selecionada a opção Manual , o usuário deverá através do menu de contexto localizado ao lado de cada ordem de serviço, selecionar a opção Lançar estoque. Se escolhida a opção Automático ao salvar a ordem de serviço , o sistema fará o lançamento no momento determinado. Exibir estoque do produto na lista de preços Ao habilitar a opção será apresenta a informação no relatório disponibilizado em: Cadastros → Relatórios → Lista de Preços. Enviar e-mail sobre produtos abaixo do estoque mínimo Ao habilitar a opção você receberá em seu e-mail o relatório dos produtos abaixo do estoque mínimo. O e-mail deve ser informado no campo Endereço de e-mail para receber os avisos. Endereço de e-mail para receber os avisos Informe o e-mail que receberá os avisos dos produtos abaixo do estoque mínimo. Os avisos são enviados por e-mail no período da noite. Abaixo, segue a explicação sobre os campos referentes as venda sob encomenda:
Considerar saldo em estoque no sob encomenda Ao habilitar essa opção os pedidos em situação Aprovado, Preparando envio, Faturado, Pronto para envio, Enviado e Entregue o sistema permitirá que seja utilizado o saldo em estoque dos produtos sob encomenda para liberar os pedidos de venda para emissão de notas. Quantidade enviada ao e-commerce quando produto sob encomenda Informe ao e-commerce uma quantidade de produtos que estarão disponíveis para venda. Se você trabalha com produtos de lotes e validades, é possível Habilitar ou Desabilitar a confirmação do lote e validade ao lançar estoque de forma individual, no campo Confirmar lotes e validades ao lançar estoque individualmente.
Gerar inventário
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O inventário permite que sejam lançadas quantidades em estoque de forma ágil, buscando seus produtos em estoque e salvando os lançamentos de balanço em lote de registros.
Acesse Menu → Suprimentos → Controle de estoques → Mais ações → Gerar inventário.
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A seguir, são exibidos as opções de Filtros :
Tags Possibilita filtrar por produtos específicos que possuam Tags. Depósitos Selecione qual o depósito realizará as alterações. Código (SKU) ou descrição do produto Caso queira procurar por produtos específicos, informe o código ou descrição dos mesmos. Categoria Possibilita filtrar os produtos por uma determinada categoria. Exibir Neste campo selecione o modo de exibição, entre as opções: Todos os itens, Apenas itens com saldo ou Apenas itens sem saldo. Situação do produto Através deste filtro, selecione se deseja visualizar somente os produtos Ativos , somente os Inativos ou Todos os produtos (menos os excluídos). -
Após utilizar as opções de filtros, clique no botão Gerar.
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Agora com o relatório gerado, para informar a quantidade dos produtos, acesse o botão Informar quantidades.
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Dessa forma, preencha a quantidade dos produtos na coluna Qtde inventário e após clique em Salvar quantidades.
Atenção!
Após salvar as quantidades, as mesmas serão atualizadas conforme o depósito que selecionou. Se a escolha no campo Depósito, foi Todos o estoque será atualizado no depósito que configurou como o Depósito Padrão.
Exportação e importação de inventário por planilha
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Para realizar a exportação do inventário, acesse Menu → Suprimentos → Controle de estoques → Mais ações → Gerar inventário.
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Após gerar o inventário, clique em Download e selecione a opção desejada entre Relatório ou Para importação e depois, clique em Exportar.
Se você deseja importar o inventário para correção das quantidades, siga os passos abaixo:
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Acesse Menu → Suprimentos → Controle de estoques → Mais ações → Importar inventário de uma planilha.
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Prossiga com a importação do arquivo, carregando-o conforme o layout exibido no local.
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Neste momento aparece uma tela de resumo, valide se as alterações ocorrerão conforme preenchido em sua planilha e conclua o processo.
Observação:
A importação deverá funcionar caso o arquivo exportado pelo Tiny esteja no formato Para importação. Na importação será considerada a Coluna ID, caso esteja em branco, o código SKU será considerado.
Como importar inventário de coletores
O Tiny possibilita que o inventário de produtos seja feito a partir da importação de arquivos gerados por coletores de dados.
- Para isso, execute o inventário com seu coletor.
- Ao finalizar, realize o download do arquivo gerado. O arquivo deve estar no formato (.txt) e não poderá ultrapassar 2Mb.
Agora, você deve acessar o Tiny para realizar a importação do inventário gerado.
- Acesse Menu → Suprimentos → Controle de estoques → Mais ações → Importar inventário de uma planilha.
- Clique na aba Coletor e depois em Prosseguir com a importação.
- Selecione se deseja importar utilizando Código de barras (GTIN/EAN) ou Código SKU.
- Prossiga com o carregamento e validação do arquivo.
- Escolha o Depósito de destino e Confirme.
- Na próxima tela, aparecerá a pré-visualização da importação. Verifique se os dados estão corretos e finalize clicando em Meus dados estão corretos.
Como realizar um balanço de estoques
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Acesse Menu → Suprimentos → Controle de Estoques e clique sobre o Produto que você deseja informar ou visualizar movimentos de estoque.
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Clique no botão Incluir um lançamento. Após isso, selecione o tipo de lançamento Balanço , informe a Quantidade do produto e o preço unitário (apenas informativo, refere-se ao preço de custo do produto) e clique no botão Salvar.
Atenção!
Ao efetivar a importação de cadastros de produtos, o sistema entende que é um lançamento de balanço. Logo, o saldo de estoque será voltado conforme o lançamento de balanço, não contabilizando assim, os anteriores existentes no sistema.
Controlar estoques de vários depósitos
Adicionar a extensão depósitos de estoque
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Acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.
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Na seção Suprimentos , clique sobre a extensão Depósitos de estoque.
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Clique em Instalar e após isso, Confirme a instalação da extensão.
Cadastrar depósitos de estoque
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Acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Depósitos de estoque. Após, clique em Incluir depósito.
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Para cadastrar seu novo depósito de estoque, no campo Descrição informe a nome do depósito e abaixo em Tipo selecione entre as opções Próprio ou Exclusivo para um canal de venda.
Próprio , indica que é um estoque comum a todo o sistema e poderá ser utilizado por qualquer integração, por vendas lançadas diretamente no sistema e/ou pelo PDV.
Exclusivo para um canal de venda , indica que esse depósito será exclusivo para a integração que tenha ele definido nas suas configurações de depósito, não sendo gerenciado pelas demais integrações ou pelos lançamentos feitos pelo sistema ou pelo PDV.
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Se o tipo de depósito que estiver cadastrando for Exclusivo para um canal de venda, preencha os seguintes campos:
- CNPJ deste depósito: selecione qual o CNPJ do seu depósito FF;
- Criar transferências de estoque para notas fiscais cujo destinatário possui o CNPJ acima: ative esta opção caso queira que, ao lançar estoque de notas fiscais de transferência para o CNPJ informado acima, automaticamente seja criada uma movimentação do tipo entrada para o depósito do Fulfillment;
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Ao marcar a opção Desconsiderar saldo deste depósito saldo deste depósito não será contabilizado pelo sistema para o total de estoque, O Tiny soma as quantidades de todos os depósitos para definir o total de estoque disponível, depósitos com essa configuração definida não terão seus saldo contabilizados.
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Agora, salve seu novo depósito de estoque clicando em Salvar
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Através do Menu de contexto , localizado ao lado de cada depósito cadastrado, é possível definir qual será o seu deposíto padrão para os lançamentos de estoque.
Observações:
- Após realizar uma venda ou compra, se configurou para lançar estoque automaticamente, a quantidade será retirada/inclusa do depósito marcado como padrão.
- Em caso de lançamento manual de estoque, ao realizar uma venda ou compra e lançar estoque, uma janela será aberta para que você escolha o depósito que quer movimentar.
Como realizar transferência de depósito
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Ao acessar Menu → Suprimentos → Controle de Estoques , clique na opção Transferir entre depósitos.
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Na tela a seguir, selecione o Depósito de origem e Depósito de destino e clique em Continuar.
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Agora, no campo Observações insira uma mensagem que será atribuída para cada item presente nesta transferência.
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Abaixo, na seção Itens adicione os itens que deseja realizar a transferência entre depósitos e informe a Quantidade a transferir , o Valor unitário e clique em Salvar nos itens adicionados.
Observação:
A quantidade a transferir não deve ser maior que o saldo físico. -
Com todos os itens adicionados, clique em Transferir para concluir a transferência entre depósitos.
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Após clicar em Transferir , poderá imprimir um relatório com os itens transferidos, para isso, clique em Imprimir.
Utilizar impressões em controle de estoques
- Acesse Menu → Suprimentos → Controle de Estoques e clique em Imprimir.
Observação:
Para impressão das etiquetas dos produtos, você pode acessar Menu de contexto, ao lado do produto → Imprimir etiquetas.Promoção Especial novas contas Tiny ERP + Shop Magento
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