Tiny - Módulo de Vendas - PDV

Através do módulo de PDV é possível gerar vendas rápidas, sem a necessidade de nenhum pré cadastro, seja de clientes ou produtos. As vendas incluídas a partir do módulo de PDV são incluídas como pedidos de venda, em Vendas → Pedidos de Venda.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
  • Para que vendedores possam emitir NFC-e, sugerimos a utilização de certificados A1

Como funciona o PDV do Tiny ERP

Passo a passo

Adicionar a extensão PDV

  1. Para iniciar o uso do módulo de PDV, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

  2. Na seção Vendas , clique sobre a extensão PDV.

  3. Clique em Instalar e após Confirme a instalação.

Abertura de caixa

Observação:

Você pode configurar sua conta para fazer controle de abertura e fechamento de caixa, bem como o compartilhamento de caixa entre usuários do Tiny, para os casos de operadores que trabalham no mesmo caixa, em horários diferentes. Para isso, acesse Configurações do PDV.

Ao acessar o módulo de PDV, você pode fazer abertura do caixa. É o momento que você indica o início do trabalho do seu operador e também informa o o caixa inicial, que é o valor disponível para as operações de vendas no dia.

Para isso, acesse Menu → Vendas → PDV e clique em Abrir caixa (ctrl+enter).

Agora, no campo Valor disponível em caixa preencha com o valor inicial presente em seu caixa. Para imprimir um comprovante de abertura do seu caixa, marque a opção Imprimir comprovante de abertura de caixa.

Ao clicar no botão Abrir caixa (ctrl+enter) seu caixa será iniciado com o valor inserido e será impresso o comprovante de abertura.

Passos para incluir uma venda

  1. Para incluir sua venda no PDV, acesse Vendas → PDV.

  2. Na tela inicial você pode selecionar o Vendedor antes de gerar a venda.

  3. Agora inicie pesquisando pelo seu produto. Essa busca pode ser realizada pela DescriçãoCódigo (SKU)GTIN ou utilizando o Leitor de código de barras.

    Observação:

    Na busca avançada (ctrl+b), é possível pesquisar o produto pelo código do fabricante ou também por palavras-chave na ordem da descrição do produto.

    Ao localizar o produto desejado, use o Enter como atalho em seu teclado para Confirmar a inclusão do produto na venda de forma rápida.

  4. Para adicionar mais itens, utilize o campo de Pesquisa do produto.

  5. Caso precise adicionar itens não cadastrados, clique em Mais ações → Adicionar item não cadastrado ou (ctrl+k).

  6. Com os produtos incluídos em sua venda, ao clicar sobre algum item você poderá Alterar a quantidade ou Aplicar desconto (ctrl+d) diretamente no produto ou até mesmo remover esse item da venda.

  7. Agora, clique em Finalizar (ctrl+enter) para continuar o processamento da venda.

  8. A seguir, são exibidas as Formas de pagamento para a venda. Clique sobre a forma de pagamento desejada e preencha os dados necessários. Além dos dados referentes ao pagamento, também é possível informar o valor de Desconto no total da venda e Frete se houver.

    Observações:

    • Caso você opte pela forma de pagamento PIX , haverá a opção de gerar qr code pix (enter). Ao clicar para gerar, um pop-up será aberto na lateral direita da sua tela com o QR Code, chave PIX e total da venda. Esta opção também estará disponível após a finalização da venda.
    • Caso você opte pela forma de recebimento crediário, será obrigatório informar o cliente antes de finalizar a venda.

    Atenção!

    Para que a ferramenta PIX funcione corretamente no formato múltiplas, é necessário que a forma de recebimento PIX seja informada como primeira parcela.
  9. Caso queira informar um cliente cadastrado acesse o campo Cliente (ctrl+e) digite parte do nome do cliente e selecione. Em refinar busca, é possível pesquisar o cliente pelo número do telefone com DDD cadastrado. Caso queira informar um cliente que não está cadastrado em sua base, acesse o campo Cliente (ctrl+e) , clique em Adicionar cliente informe os dados e Salve.

    Se você utiliza listas de preços diferenciadas por cliente, orientamos selecionar o cliente no início da venda.

    Caso não selecione nenhum cliente em específico, será utilizado Consumidor final.

  10. Para preencher somente o CPF nas vendas definidas como Consumidor final , clique em Informar CPF.

  11. Com os dados da venda devidamente preenchidos, clique em Finalizar (ctrl+enter).

  12. Após finalizar a venda, escolha qual forma de impressão será realizada: Imprimir recibo (ctrl+1) , Imprimir NFC-e (ctrl+3) ou opte por Compartilhar (ctrl+2) podendo enviar o link de acesso da venda por E-mail e/ou via WhatsApp.

  13. Com a venda finalizada, escolha qual será o próximo passo entre Incluir outra venda (ctrl+enter) ou Tudo pronto (esc) para encerrar o processo de venda.

Fechamento de caixa

Ao encerrar as suas operações de vendas do dia, você deve fechar o caixa.

Para isso, dentro do módulo do PDV , acesse Mais ações e clique em Fechamento de caixa.

Agora, informe o valor total de vendas que ocorreram para cada forma de recebimento. Ao marcar a opção Imprimir comprovante de fechamento de caixa , após informar os valores e Fechar caixa (ctrl+enter) será impresso um comprovante do fechamento do seu caixa.

Receber Crediário no PDV

Atenção!

Esta funcionalidade estará disponível somente se em sua conta estiver habilitado o módulo de recebimento por cliente ou o usuário ter permissão de editar contas. 
Para habilitar o módulo de recebimento por cliente é necessário contatar o suporte.
  1. Para receber o pagamento de crediário no PDV acesse: Menu → Vendas → PDV → mais ações → receber crediário.

    Observação:

    Para que os vendedores tenham acesso ao recebimento de crediário, acesse Menu → Cadastro → Vendedores. Clique no vendedor desejado e após em editar. Na seção Módulos que podem ser acessados pelo vendedor, marque PDV e em seguida Recebimento de crediário no PDV. Salve as configurações.
  2. Informe o cliente de quem irá receber o pagamento. A pesquisa pode ser realizada por Nome, CPF/CNPJ ou Nome fantasia do cliente. Em refinar busca, é possível pesquisar o cliente pelo número do telefone com DDD.
  3. Selecione as parcelas que serão pagas e clique em receber. Ou clique em baixa por valor para informar o valor total pago pelo cliente, assim o Tiny irá baixar as parcelas correspondentes ao valor recebido com as datas de vencimento mais próximas.
  4. Clique em Forma de recebimento e escolha a forma de pagamento do cliente. Se desejar identifique a categoria, o histórico e demais informações.

    Observação:

    A parcela paga será atualizada nas contas de acordo com a forma de recebimento escolhida e uma observação de que se refere ao crediário é adicionada.
  5. Clique em receber.
  6. A tela impressão do recibo será exibida. Clique em imprimir recibo para imprimir ou salvar o recibo.
  7. Clique em Fechar para voltar à tela inicial do PDV.

Observação:

Os valores recebidos pelo crediário serão identificados nos relatórios de venda (PDV) e no recibo impresso com a operação de recebimento de crediário.

Devoluções do PDV

Adicionar a extensão Devoluções de Vendas
  1. Para iniciar o uso do módulo de Devoluções de Vendas, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

  2. Na seção Vendas , clique sobre a extensão Devoluções de Vendas.

  3. Clique em Instalar e após Confirme a instalação.

Como gerar uma devolução
  1. Acesse Vendas → PDV → Mais Ações → Devolver produtos.

  2. Nesta tela pesquise pela venda que será devolvida. É possível pesquisar pelo pedido de venda, pela nota fiscal ou pelo produto. Após localizar a venda, clique em Selecionar.

  3. Se o cliente já estiver cadastrado apenas confira os Dados do cliente , caso a venda tenha sido feita como consumidor final, agora é necessário realizar o cadastro rápido do cliente para a emissão da NF-e de devolução.

  4. No campo Itens para devolução , apenas habilite a opção Devolução parcial caso a devolução seja de uma parte dos produtos vendidos, neste caso, informe a quantidade de itens a ser devolvida.

  5. Clique em Continuar.

  6. Agora, selecione a Forma de devolução desejada conforme as opções abaixo:

    Sem pagamento Neste caso, não será gerado nenhum crédito ao cliente.
    Dinheiro Quando o crédito da devolução será entregue em dinheiro para o cliente. O valor referente à devolução será lançado automaticamente no Caixa.
    Vale-troca É gerado um vale-troca com um código único e aleatório que pode ser impresso e entregue ao cliente. O vale-troca poderá ser usado pelo cliente para efetuar uma nova compra.
    Contas a pagar Será gerada uma conta a pagar com o valor da devolução, para ser baixada em momento posterior.
  7. Na janela de resumo, confira todos os dados da devolução. Se desejar, você poderá alterar o depósito que será utilizado para o lançamento de estoque da devolução e, também, incluir observações internas.

    Observação:

    Por padrão, o depósito trazido será o mesmo utilizado na venda que está sendo devolvida. Essa informação é editável e você pode alterar no respectivo campo citado acima.
  8. Agora, basta imprimir a NF-e de devolução bem como o Vale-troca , caso tenha sido a forma de devolução escolhida.

Observação:

Será incluído o marcador “devolução” no pedido de venda e na NFC-e da venda de origem.

Devolver

Como usar o vale-troca
  1. Acesse Vendas → PDV e inicie a sua venda.

  2. Após incluir os produtos e finalizar o pedido, abrirá uma nova tela. Assim, no campo Outras formas de recebimento escolha Vale Troca e clique em Continuar.

  3. Na tela Finalizar Venda , adicione o vale-troca digitando o Código do vale manualmente ou pelo Leitor de código de barras , se estiver com o vale-troca impresso e clique em adicionar. O vale-troca funciona como um desconto, podendo ser do valor total ou parcial da venda.

  4. Se o valor do vale-troca for menor que a venda, será necessário adicionar Condição de Pagamento e Gerar parcelas.

Observações:

  • Caso o vale-troca não apareça para ser incluído, basta habilitar em Configurações → aba Finanças → Formas de recebimento.
  • Sendo os vales-troca parte do pagamento das vendas, também serão considerados no fechamento de caixa.

Informações relacionadas

Configurações do PDV

Para realizar as configurações, acesse em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do PDV e defina as opções para os seguintes campos:

Composição do código de barras gerado na balança Selecione como será realizada a composição do código de barras gerado pela balança, entre as opções: Por preço ou Por peso.
Lista de preço para o PDV Selecione a lista de preços que será utilizada ao incluir uma venda no PDV. Saiba como configurar Listas de preços.
Marcador padrão Selecione um marcador padrão que será atribuído a todas as vendas realizadas no PDV. Este marcador será exibido ao acessar o módulo de Pedidos de venda. Caso, deseje cadastrar um novo marcador para utilizar nas vendas do PDV, acesse a ajuda Configurar marcadores nos pedidos de venda.
Situação padrão para vendas finalizadas Defina qual a situação será atribuída ao pedido de venda quando finalizar uma venda no PDV.
Controlar abertura e fechamento de caixa Para utilizar a abertura e fechamento de caixa no PDV, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione a opção Não.
Permitir compartilhamento de caixa entre usuários Ao trabalhar com abertura e fechamento de caixa, você pode configurar se haverá (Sim) ou Não o compartilhamento de caixa entre os usuários cadastros em sua conta no Tiny.Observação: Essa opção somente será habilitada caso você ative o parâmetro citado anteriormente.
Depósito para lançamento de estoque Selecione o Depósito padrão que será utilizado nas vendas realizadas a partir do PDV.
Emitir automaticamente a NFCe ao finalizar uma venda no pdv Habilite essa opção caso você deseje que as vendas concluídas pelo PDV tenham as suas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) lançadas e emitidas de forma automática ao finalizar a venda.
Bloquear alteração de preço unitário do item Habilite essa opção caso você deseje bloquear a alteração do preço de venda do item diretamente no PDV.

Como definir vendedor obrigatório nas vendas no PDV

Você pode definir como obrigatório o preenchimento do campo Vendedor em suas vendas no PDV. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda.

  2. Agora, localize o campo Vendedor obrigatório e escolha uma das opções: Sim, apenas para pedidos e PDV ou Sim, para pedidos, PDV e propostas comerciais.

  3. Salve a configuração realizada.

    Pronto! Agora ao finalizar uma venda no PDV , sempre será verificado se o campo Vendedor encontra-se preenchido.

Selecionar lista de preços para a venda

  1. Acesse Menu → Vendas → PDV e clique em Mais ações.

  2. Ao clicar em Selecionar lista de preços , selecione a lista de preço para a venda atual.

Observação:

Caso você já tenha informado itens na sua venda, os preços de venda serão atualizados conforme a lista selecionada.

Adicionar novos itens na venda

No momento que estiver preenchendo os dados de pagamento ou do cliente dessa venda, se for necessário adicionar novos itens, acesse o menu Mais ações e clique em Voltar e incluir mais itens.

Após finalizar a venda, você pode clicar na seta ao lado do botão Salvar e selecionar Voltar e incluir mais itens (ctrl+backspace).

Busca avançada de produtos

  1. Diretamente do módulo de PDV, poderá buscar informações detalhadas de produtos. Para isso, na tela inicial do PDV, clique em Busca Avançada (ctrl+b).

  2. A seguir, no campo de Pesquisa localize o produto por sua DescriçãoCódigo (SKU), Código do fabricante ou GTIN.

  3. Após, localizar o produto são exibidas as informações do mesmo. Para visualizar outros detalhes do produto clique em Detalhes. Assim, podendo visualizar informações como: Preço promocional , GTIN , Descrição complementar , Imagens , Categoria , Atributos e Marca.

  4. Com as informações encontradas sobre o produto opte por Adicionar o item (ctrl+enter) na venda ou clique em Voltar (esc) para voltar a tela inicial do PDV.

Imprimir última venda

Na tela inicial do PDV, ao clicar em Mais opções encontra-se a opção Imprimir última venda. Ao realizar essa ação, você pode imprimir a Última venda realizada ou a NFCe vinculada.

Como cancelar uma venda

Após adicionar um item na venda, havendo necessidade do cancelamento dessa venda, acesse o menu Ações e clique em Cancelar venda (ctrl+del).

Gerenciar as devoluções de venda

Acessando o menu Vendas → Devoluções de Venda é possível acompanhar todas as devoluções de venda da sua loja física.

Através dos ícones na coluna Integrações é possível identificar o pedido de venda e a nota fiscal do consumidor que originou a devolução, se o vale-troca foi lançado, e se o estoque da entrada da mercadoria também já foi lançado. Além disso, é possível checar a nota fiscal de devolução gerada. Caso alguma devolução tenha gerado contas a pagar, também é possível visualizar nesta tela.

Se deseja liberar o módulo de Devolução de Vendas do PDV aos seus vendedores, deverá acessar o menu Cadastros → Vendedores e editar o cadastro do seu vendedor desejado. Nos módulos que podem ser acessados pelo vendedor , marque a opção Devoluções de vendas na seção PDV e clique em Salvar.

Gerenciar os vales-troca

Acessando o menu Vendas → Devoluções de Venda , na opção Gerenciar vales-troca você pode gerenciar todos os vales gerados.

Nesta tela você visualiza todos os vales-troca na aba Todos , como também separados pelas abas em aberto e utilizado. Na coluna Integrações é possível identificar a devolução de venda onde o vale-troca foi gerado e o pedido de venda no qual foi utilizado.

Através do Menu de contexto do código do vale-troca, é possível Imprimir o vale-troca novamente, Marcar como utilizado ou Excluir o vale-troca. Você também poderá incluir um vale-troca manualmente nesta tela, através do botão incluir vale-troca.

Lançar reforço de caixa

O reforço de caixa representa a adição de um valor em dinheiro em seu caixa.

Para lançar em seu caixa um valor de reforço, acesse o módulo de PDV , em Mais ações e clique em Lançar reforço de caixa.

Agora, informe o valor de reforço no campo Valor. Abaixo, no campo Observação você pode relatar o motivo deste reforço em seu caixa.

Ao marcar a opção Imprimir comprovante de reforço de caixa quando finalizar esta ação, clicando em Lançar (ctrl+enter) junto será impresso um comprovante do reforço realizado em seu caixa.

Lançar sangria de caixa

Atenção!

Se na abertura do caixa no PDV o saldo informado for zero ou o saldo em caixa for inferior ao valor que deseja realizar de sangria, essa ação não será permitida.

A sangria de caixa significa que houve uma retirada não programada de dinheiro do caixa.

Para lançar em seu caixa um valor de sangria, acesse o módulo de PDV , em Mais ações e clique em Lançar sangria de caixa.

Agora, informe o valor da sangria no campo Valor. Abaixo, no campo Observação você pode relatar o motivo desta sangria.

Ao marcar a opção Imprimir comprovante de sangria de caixa quando finalizar esta ação, clicando em Lançar (ctrl+enter) junto será impresso um comprovante da sangria realizada em seu caixa.

Relatório controle de caixa

O relatório de controle de caixa tem o objetivo de acompanhar as aberturas e fechamentos de caixa de cada operador. Isso inclui as movimentações financeiras efetuadas, como vendas, reforços de caixa, sangrias e valores informados.

O relatório está disponível em Vendas → Relatórios → Aba PDV → Relatório de controle de caixa.

Relatório de movimentações do PDV

O relatório de movimentações do PDV tem por objetivo detalhar todas movimentações realizadas no caixa. Assim, identificando o operador do caixa e apresentando os dados como data e hora, forma de recebimento, valores e tipo de operação.

O relatório está disponível em Vendas → Relatórios → Aba PDV → Relatório de movimentações do PDV.

Perguntas Frequentes

O PDV do Tiny emite cupom fiscal?

O Tiny emite cupons fiscais através do SAT  para o estado de São Paulo. Para os demais estados, o Tiny emite apenas Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas (NFC-e) ou comprovantes não-fiscais (recibos).

Como ocorre o lançamento de contas e estoque no PDV?

O lançamento de estoque e contas é automático quando originado de uma venda do PDV.

Qual a diferença do Cupom Fiscal para a Nota Fiscal do Consumidor?

A emissão de cupom fiscal é realizada a partir de um emissor específico fiscal (ECF), enquanto a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é emitida e validada totalmente de forma eletrônica pelo Sefaz de cada Estado.

A NFC-e foi criada a fim de exibir e armazenar mais informações relacionadas às vendas, trazendo agilidade em processos de geração e validação das mesmas.

 

Promoção Especial novas contas Tiny ERP + Shop Magento

30 dias grátis + 3 meses com 25% OFF em qualquer plano

 

Acesse: https://bit.ly/ParceiroTinyShopMagento