Tiny - Módulo Suprimentos - Reserva de estoque
O estoque reservado é o gerenciamento de todos produtos que estão em processo de venda pela loja, ou seja, todos os itens relacionados em pedidos do Tiny serão considerados no estoque reservado.
Uma vez que o lançamento do estoque for efetuado, os itens saem do estoque reservado e o lançamento de saída é considerado no estoque físico, demonstrando a saída efetiva do produto do estoque.
Caso a situação do pedido mude para cancelado o estoque deixa de ser reservado e retorna para o saldo físico.
Saiba mais sobre o módulo de reserva de estoque
Adicionar a extensão reserva de estoques em sua conta
-
Acesse Menu → Início → Extensões do Tiny → Seção Suprimentos → Reserva de estoques , Clique sobre a extensão para adiciona-lá.
-
Clique em Instalar. Após isso, Confirme a instalação da extensão.
Como trabalhar com a reserva de estoque
-
Acesse Menu → Suprimentos → Controle de estoque. Nesta tela você consegue visualizar as quantidades em estoque de cada um dos produtos cadastrados.
A coluna Estoque físico representa a sua quantidade total em estoque, ao lado na coluna Estoque reservado indica a quantidade do produto que está envolvida em pedidos de venda que ainda não tiveram seu processo finalizado com o lançamento de estoque.
-
Para gerenciar o estoque físico ou reservado do produto, basta Clicar sobre o Produto desejado.
-
Ao acessar o produto, serão exibidas duas opções para gerenciamento de estoque, são elas: Lançamentos e Reservas. Para incluir manualmente uma quantidade de reserva ao produto, acesse a aba Reservas e clique no botão Incluir reserva.
Atenção!
Sempre que um pedido de venda for realizado ou ordem de serviço (com peças) e os mesmos não tiverem o lançamento de estoque efetuado, será incluída a quantidade da venda ou ordem como uma reserva de estoque. Ao lançar estoque, a quantidade no estoque reservado será retirada e ocorrerá um lançamento de saída no estoque físico. -
Agora, informe a Quantidade e salve o lançamento de reserva, ao clicar em Salvar.
Configurar a reserva de estoque com a loja virtual
-
Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações. Após isso, acesse a loja virtual configurada no Tiny.
-
Agora, acesse na aba Configurações e no campo Atualização de estoque na loja virtual a partir do Tiny selecione a opção Enviar saldo disponível.
-
A seguir, é necessário realizar o mapeamento das situações. Para isso, acesse a aba Situações.
-
Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos.
-
No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações recomendamos que, selecione a opção Não.
-
Ao clicar em Adicionar situações padrão , são adicionadas as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce.
-
Em Situação no Tiny , selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.
Observação:
Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto. -
Por fim, clique em Salvar.
Configurar bloqueio de emissão de pedidos quando estoque zero
Atenção!
Essa validação não é feita para pedidos incluídos via API, aplicativo móvel e E-commerce.É possível configurar para que suas vendas não ocorram caso não tenha estoque disponível dos produtos.
A conferência baseia-se na verificação do estoque disponível(estoque físico - reservado = estoque disponível)comparando com as quantidades relacionadas na venda. Caso não houver saldo disponível suficiente, é impedido de salvar o pedido de venda ou a nota fiscal.
- Para realizar a configuração, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda.
- Agora, no campo Bloquear emissão de pedidos de venda com estoques que não podem ser atendidos , selecione a opção Sim.
Sincronizar situação dos pedidos no e-commerce
Ao sincronizar a situação dos pedidos presentes no e-commerce são atualizadas as situações das vendas no Tiny. A sincronização dentro do Tiny pode ser realizada através dos módulos de Pedidos do E-commerce ou em Pedidos de Venda.
Sincronizar situação em pedidos do e-commerce
- Acesse Menu → Vendas → Pedidos do E-commerce → Selecione os pedidos e clique em Sincronizar situação.
A opção de sincronizar a situação através do módulo de pedidos do e-commerce, pode ser realizada com as seguintes integrações: Adena, AnyMarket, EZCommerce, FastCommerce, Magalu, iSET, JetEnterprise, Loja Integrada, Magento, NuvemShop, OpenCart, Plugg.To, Shopify, Americanas Marketplace, Tray (SOAP e REST), TrayCorp, Vtex, WooCommerce e Xtech.
Sincronizar situação em pedidos de venda
- Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas e clique em Sincronizar situação com e-commerce.
Havendo a necessidade de excluir ou cancelar algum pedido de venda, como proceder?
Excluir pedido de venda
- Primeiramente, acesse Vendas → Pedidos de Venda.
- Agora, acesse o Menu de contexto ao lado do número do pedido e clique em Excluir venda.
- Na tela a seguir, confirme a exclusão da venda, clicando em Excluir venda.
Atenção!
Ao excluir o pedido, a quantidade da venda que foi lançada no estoque reservado será retirada.Alterar situação do pedido de venda para cancelado
- Para alterar a situação de um pedido de venda, acesse o Menu de contexto ao lado do número do pedido → Alterar situação e clique em Cancelado.
Atenção!
Ao alterar a situação do pedido para Cancelado , a quantidade da venda que foi lançada no estoque reservado será retirada.
Havendo a necessidade de excluir ou cancelar alguma ordem de serviço (com peças), como proceder?
Excluir ordem de serviço
- Primeiramente, acesse Menu → Serviços → Ordens de Serviço.
- Agora, Selecione as ordens de serviço e clique em Excluir ordens de serviço.
- Na tela a seguir, confirme a exclusão da ordem de serviço, clicando em Excluir.
Atenção!
Ao excluir a ordem de serviço (com peças), a quantidade da ordem que foi lançada no estoque reservado será retirada.Alterar situação da ordem de serviço para cancelada
- Para alterar a situação de uma ordem de serviço, acesse o Menu de contexto ao lado do número da ordem → Alterar situação e clique em Cancelada.
Atenção!
Ao alterar a situação da ordem de serviço para Cancelada , a quantidade da ordem que foi lançada no estoque reservado será retirada.Promoção Especial novas contas Tiny ERP + Shop Magento
30 dias grátis + 3 meses com 25% OFF em qualquer plano