Tiny - Módulo de Vendas - Gerenciador de Pedidos (OMS)

O OMS (Order Management System) é um orquestrador de pedidos. Através do OMS o fluxo dos pedidos de venda é automaticamente gerenciado.

Através do OMS, o Tiny passa a importar automaticamente os pedidos dos canais de venda, recebe as atualizações das situações do pedido, gerencia as reservas e cancelamentos e mantém os estoques sincronizados em todos os canais.

Conheça o Gerenciador de pedidos do Tiny

Visão Geral

O OMS busca a cada 30 minutos os pedidos de venda do seu e-commerce e canais de venda para a área de pedidos de venda do Tiny. As situações dos pedidos são atualizadas conforme a situação do pedido na loja virtual. Por exemplo, um pedido está aguardando pagamento na loja virtual e o cliente efetuou o pagamento, tornando este pedido aprovado, esta alteração da situação também é refletida no Tiny.

Ao habilitar a extensão OMS, será instalada automaticamente a extensão Reserva de Estoques, e essa só poderá ser desinstalada ao desabilitar OMS. 

A Reserva de Estoques coloca os produtos em reserva enquanto os seus pedidos ainda não tiveram a saída efetiva da sua empresa, e o estoque disponível (estoque físico menos as reservas) é enviado para sua loja virtual, deixando na loja apenas as quantidades reais de produtos que estão disponíveis para venda. Quando um pedido é cancelado, a reserva de estoques também é, e a quantidade disponível aumenta, também refletindo na loja virtual. Quando o estoque é lançado (podemos configurar para o lançamento do estoque acontecer automaticamente quando a nota fiscal for autorizada) então ele será considerado uma saída efetiva, diminuindo da quantidade física de produtos. Para saber mais consulte a seção sobre reserva de estoques.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Essencial ou Grande
  • Extensão OMS instalada

Como habilitar o OMS do Tiny

  1. Para instalar o OMS, você deve acessar Menu → Início → Extensões do Tiny → OMS. Esta extensão está disponível apenas para os planos Essencial e Grande.

    Observação:

    Ao confirmar a instalação da extensão OMS, automaticamente será instalada a extensão Reserva de Estoques em sua conta.
  2. Para configurar o OMS, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce e clique em Sincronização automática.

  3. Nesse local, no campo Intervalo entre sincronizações de pedidos selecione o tempo que as sincronizações ocorrerão, podendo ser a cada 15 minutos, 30 minutos, 1 hora ou 2 horas.

    Observação:

    O processamento a cada 15 minutos está disponível somente para contas que estão no plano Grande.
  4. Ao final, clique em Salvar.

Como configurar o OMS para funcionar com meus canais de venda

  1. Para habilitar o serviço OMS, é necessário acessar Menu → Configurações → Aba E-commerce e clique em Integrações.

  2. Clique sobre a Integração que deseja habilitar a sincronização automática.

  3. Agora, na aba Configurações é necessário selecionar a opção Sim no campo Sincronização automática de pedidos.

  4. Ao concluir a configuração do OMS em seus canais de venda, a importação iniciará e os pedidos que possuem data de criação menor ou igual a 10 dias anteriores à data de ativação do recurso serão importados automaticamente para sua conta.

  5. Finalmente, para que automação funcione corretamente, é obrigatório realizar o Mapeamento de situações. Acesse a aba Situações e vá adicionando as suas situações de pedidos da loja virtual e escolha as correspondentes no Tiny.

    Atenção!

    No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações recomendamos que selecione a opção Não.

Como verificar se as atualizações de estoque estão sendo realizadas

  1. Como trata-se dos primeiros momentos da configuração da importação automática de pedidos, recomendamos que modifique o estoque de um produto no Tiny e verifique se o mesmo é alterado corretamente no E-commerce vinculado.

    Acesse Suprimentos → Controle de estoques → Acesse o produto e clique em Incluir lançamento e informe a quantidade de estoque e salve o lançamento.

  2. Para enviar o estoque ao e-commerce, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.

  3. A seguir, selecione a integração e clique em Enviar.

    Atenção!

    Após enviar o estoque, verifique se a quantidade de estoque no e-commerce é correspondente a informada em sua conta no Tiny.

Como monitorar o processo de sincronização

Observação:

Quando ocorrer alguma exceção no processo de OMS será exibido um alerta de notificação em sua conta.
  1. O processo de sincronização automática pode ser monitorado através do relatório de Resumo de Sincronizações. Para isso, acesse Menu → Início → Ferramentas → Aba Geral e clique em Resumo de Sincronizações.

  2. A seguir, na aba Pendentes , são exibidas as sincronizações que ainda não foram realizadas.

  3. Ao lado, na aba Finalizadas são exibidas todas as sincronizações realizadas.

    As ações realizadas na aba Finalizadas , podem ser buscadas por sua situação através do filtro Qualquer situação.

Lista de plataformas contempladas

Abaixo, segue a lista das plataformas que possibilitam o serviço de OMS:

  • Aliexpress
  • Amazon
  • AnyMarket
  • Carrefour
  • Dafiti
  • DoocaCommerce
  • iSET
  • Leroy Merlin
  • Loja Integrada
  • MadeiraMadeira
  • Magalu Marketplace
  • Magento
  • Mercado Livre
  • Moovin
  • Netshoes
  • NuvemShop
  • Olist
  • OpenCart
  • Prestashop
  • Plugg.To
  • Americanas Marketplace
  • Shopify
  • Shopee
  • Tray (REST)
  • Tray Corp
  • Via Varejo
  • Vtex
  • Xtech
  • Wish
  • Wix
  • WooCommerce
  • Yampi

 

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